Chuvas se concentram na metade norte do país. Para o RS, previsão indica boas chuvas só na segunda quinzena de março

Publicado em 06/03/2020 12:42
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Matopiba tem pelo menos mais uma semana de chuvas intensas

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

A previsão indica muita chuva para o Matopiba durante todo o final de semana. Chove no norte do país de maneira expressiva desde quinta-feira (5). E de acordo com Mamedes Luiz Melo, meterologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de que toda a região continue recebendo chuvas volumosas por, pelo menps, mais uma semana. 

De acordo com o Cosmo, nas próximas 24 horas os volumes serão mais intensos no sul do Tocantins, onde são previstas chuvas entre 20 e 40 milímetros de precipitação. Também chove nas demais áreas do estado, porém em volumes mais baixos. São previstas chuvas para todo o estado do Maranhão nesta sexta-feira (6), sendo os maiores acumulados esperados para a região norte do estado. As mesmas condições são previstas para o Piauí. 

Passa a chover de maneira mais expressiva no oeste da Bahia. Segundo os mapas, nessa região são esperadas precipitações de até 50 milímetros em alguns pontos. Já nas demais áreas da Bahia, os volumes tendem a ficar entre 20 e 30 milímetros. 

Já para o Rio Grande do Sul, os mapas continuam indicando tempo estável para os próximos dias e as previsão indicam chuvas para a região apenas a partir do dia 15. Durante essa semana também não foram registradas chuvas no estado, trazendo preocupação para o produtor que está na reta final de desenvolvimento da soja. 

A irregularidades das chuvas no Rio Grande do Sul trazem prejuízos para produtores de todo o estado. Em reta final de desenvolvimento da soja, produtores precisam de chuvas que além de volumosas, também sejam regulares. De acordo com meteorologistas, em ano de neutralidade é natural que o extremo norte do país receba volumes expressivos e o extremo sul passe por um período de seca. De acordo com produtores, a quebra de produtividade da soja já ultrapassa os 30% em algumas regiões do estado e o milho também já contabiliza perdas consolidadas. 

Veja o mapa de previsão para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

Inmet - 93 horas - 06/03
Fonte: Inmet 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário