Risco de geada aumenta com avanço de uma forte massa de ar frio na próxima semana com potencial de atingir cafés no Sul de Minas

Publicado em 18/05/2020 14:06 e atualizado em 18/05/2020 15:58
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Previsão de boas chuvas para a próxima quinta-feira (21) em todo o Sul do país e parte do Centro-Oeste

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

Os modelos começam a indicar a aproximação de uma nova frente fria para o sul do país nesta semana. Os volumes chamam atenção nos mapas, mas o risco de geadas no sul do Brasil e também na região do café em Minas Gerais, se destacam nas previsões. 

Dois sistemas em atuação no norte da Argentina já aparecem nos modelos, indicando o avanço da frente fria e chuvas expressivas para o Rio Grande do Sul a partir de quinta-feira. Segundo o modelo Cosmo, nesta data são previstas chuvas entre 20 e 40 milímetros de precipitação e a tendência é que as chuvas avancem para os demais estados da região sul do Brasil.

Os mapas apontam que as chuvas devem ser expressivas também em Santa Catarina e Paraná. No Paraná, a preocupação continua com o norte do estado, onde produtores enfrentam problemas no desenvolvimento do milho safrinha e mais uma vez a região deve ficar com os volumes. 

Veja o mapa de previsão de chuva para o sul do Brasil: 

Chuvas - Inmet - 18/05
Fonte: Inmet 

 

Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, explica que a frente fria deve continuar avançando para região norte do Brasil até, pelo menos, o dia 26 de maio. "Novamente ela vai chegar no litoral do Espírito Santo e Bahia", afirma. Os modelos apontam que as chuvas devem atingir também o sul do Mato Grosso do Sul, levando alívio ao produtor da região. 

Após a frente fria, começa entrar em atuação a massa de ar polar, que tem como tendência derrubar de maneira bem expressiva as temperaturas. "O frio chega bem intenso no sul de Goiás, Sul de Minas Gerais", destaca. Os modelos mostram ainda que o ar frio chega pelo centro do continente e depois avança de oeste para leste, com quedas entre 8 a 12 graus nas regiões indicadas na imagem, aumentando o risco de geadas na região do café, no Sul de Minas Gerais. 

O meteorologista destaca que as geadas podem acontecer a partir do dia 24, segundo as previsões, mas que ainda não é possível identificar a intensidade que os sistemas devem atuar, situação que deve ser acompanhada nos próximos dias. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para todo o Brasil: 

Inmet - 1805
Fonte: Inmet 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário