Próximos 15 dias apontam para clima seco na região central do país e Inmet confirma início do período de estiagem

Publicado em 29/05/2020 13:39 e atualizado em 29/05/2020 16:01 4508 exibições
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Nova frente fria chega ao Sul do país no próximo domingo (31) e outra massa de ar frio, que vem na sequência, derruba temperaturas. Mas dessa vez as condições ficam restritas à região Sul e no máximo ao Sul do MS

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

Começa oficialmente o período de estiagem na região central do país. Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, daqui pra frente as chuvas começam a ficar menos frequentes na região central e com volumes mais baixos quando acontecerem de maneira pontual. 

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que as temperaturas devem começar a subir gradativamente nos próximos dias e que o mês de junho deve começar com chuvas para parte do sul do Brasil na próxima semana. 

Os modelos do Inmet apontam também que uma nova frente fria já está em formação no leste de Buenos Aires/Argentina e a semana pode começar com chuvas para o Rio Grande do Sul. De acordo com os modelos, a frente ganha força entre a noite de sábado (30) e madrugada de domingo (31) e novamente o estado pode ter alertas de ventanias e possibilidade de chuvas isoladas.

No dia 2 de junho, o modelo Cosmo também indica a volta da chuva para o Paraná. Os mapas sinalizam um corredor de chuvas, sendo os maiores volumes previstos para o leste do estado - com até 40 milímetros de precipitação. Há também a expectativa que após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio ganha força e pode levar novas condições de geadas para áreas do sul do país. Diferente da última massa que atingiu a região nos últimos, o novo sistema não deve ter força para avançar ao Sudeste. 

Veja o mapa de precipitação prevista para os próximos dias em todo o Brasil: 

174 horas - Inmet - 2905

 

Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário