Novo sistema provoca chuvas no RS e SC com volumes acima de 120 mm acumulados em 4 dias

Publicado em 05/06/2020 12:11 e atualizado em 05/06/2020 15:44
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Massa de ar frio perde força e geadas previstas para o final de semana em boa parte do sul e sudeste são descartadas

 

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre o Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

Os modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o final de semana será de muita chuva para o Rio Grande do Sul. A boa notícia, segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, é que a massa de ar frio que estava prevista para o final de semana, perdeu força e geadas previstas anteriormente para o final de semana em boa parte do sul e sudeste estão descartadas. 

O excesso de chuvas vem atrasando o plantio do trigo no Rio Grande do Sul. "Durante os últimos 15 dias está chovendo bastante e a tendência é de chuvas para a região do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, acima da climatologia para o mês de junho", confirma Francisco. Ele destaca ainda que além do final de semana, um novo sistema já aparece no radar da região, podendo voltar a chover em toda a região na terça-feira.  Já para o sul de Minas Gerais, região do café, o meteorologista destaca que o produtor pode ficar tranquilo, que não neste momento não já previsão de geadas para região. 

A passagem da frente fria deve acontecer de maneira rápida e no domingo os volumes já começam a ficar mais baixos em toda a região. Os modelos no entanto indicam um novo sistema sendo formado na terça-feira (9), que mais uma vez deve ficar concentrado apenas na região sul do Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Francisco destaca que as chuvas devem acontecer em dois dias, com volumes significativos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet - 0506
Fonte: Inmet 

 

 

Previsão estendida para todo o Brasil: 

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) indicam chuvas expressivas para o Rio Grande do Sul até o próximo dia 13 de junho. Segundo os modelos americanos, os volumes devem ficar acima de 100 mm no período. Também continuam previstas chuvas para Santa Catarina e áreas do Paraná. Já para as demais regiões do país, o NOAA segue indicando o período de estiagem, sem previsão de chuvas para as demais áreas. 

Já no período entre dia 13 e 21 de junho, os volumes devem ficar mais baixos em todo sul do país. Continuam previstas chuvas para o Rio Grande do Sul, com volumes entre 40 e 60 milímetros de precipitação. Santa Catarina e Paraná também podem ter chuvas neste período. As demais regiões se mantêm sem previsão de chuvas.

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 0506

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Florisvaldo Bastos da silva Brejoes - BA

    Graças a Deus, chuva é bom demais...

    0