Primeira grande massa de ar frio do inverno já vem sendo monitorada e deve acontecer a partir do dia 25/06

Publicado em 12/06/2020 12:45 e atualizado em 14/06/2020 09:13
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Inverno tem início no próximo dia 20 de junho e deve seguir úmido na região Sul do país

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a previsão do tempo

Download

LOGO nalogo

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) um sistema de baixa pressão em atuação no norte da Argentina e a atuação de um sistema frontal no leste do Rio Grande do Sul influenciam e aumentam as chances de chuvas nos próximos dias. 

O modelo Cosmo do Inmet, indica que os maiores volumes de chuvas devem acontecer no centro-sul do Rio Grande do Sul, podendo ser registradas precipitações acima de 90 mm em algumas regiões. As chuvas devem continuar acontecendo no sábado e com previsão de volumes mais expressivos para o norte do Rio Grande do Sul - entre 20 e 40 mm. Também no sábado (13), os sistemas devem ganhar força e avançar mais ao norte, levando condição de chuvas também para Santa Catarina e Paraná. Os volumes, no entanto, devem ser mais baixos quando comparado com o RS.

Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, a partir de sábado (13) o frio chega com mais intensidade pelo sul do país. Destaca ainda que no domingo (14), o declínio da temperatura prevista para Santa Catarina e parte do Paraná. O modelo indica que a massa de ar frio deve avançar de maneira rápida, mas sem força para seguir até o norte do país. As geadas são esperadas para as regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com intensidade fraca. 

Francisco trouxe ainda que o Inverno tem início no próximo dia 20 de junho e deve seguir úmido na região Sul do país. Os modelos indicam ainda que o frio mais intenso deve acontecer a partir do dia 25 de junho e já está sendo monitorado pelo Inmet. Os modelos de previsão estendida para o período entre 20 e 28 de junho, continuam indicando chuvas expressivas para o Rio Grande do Sul, com até 100 mm. 

Veja a previsão completa no vídeo acima

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário