Bloqueio atmosférico nos próximos 15 dias vai impedir o avanço das frentes frias que ficarão confinadas na metade Sul do RS

Publicado em 28/08/2020 12:37 e atualizado em 28/08/2020 14:55
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Boa parte do país deve permanecer com tempo seco (umidade abaixo de 20%) e temperaturas em elevação (na faixa dos 40 graus)

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

Segundo Francisco de Assis Diniz, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, o tempo seco e temperaturas elevadas continuarão predominantes na maior parte do Brasil nos próximos dias. "As frentes chegam e ficam estacionária no Rio Grande do Sul e depois o vento empurra para o Oceano", comenta Franciso. Um bloqueio atmosférico impede que as chuvas cheguem até mesmo nos outros dois estados da região sul do Brasil. 

A baixa umidade do ar tem chamado atenção do meteorologista. Segundo dados do Inmet em várias regiões do Brasil Central, a umidade relativa do ar chegou a ficar abaixo dos 20% na última quinta-feira, dia 27.

"Tem um predomínio forte do ar seco e temperaturas elevadas. Entre o Mato Grosso, Tocantins e norte do Mato Grosso do Sul, as temperaturas estão entre 38,39 e até 40 graus", comenta Francisco. As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a temperatura máxima no Mato Grosso pode ultrapassar os 40 graus nesta sexta-feira (28). 

Veja o mapa de previsão de temperatura: 

Temperatura - 93 horas - Inmet 2808
Fonte: Inmet 

O modelo Cosmo do Inmet continua indicando chuvas para o Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. Uma frente fria em atuação no local aumenta as condições de chuvas para o estado e o modelo aponta chuvas entre 20 e 30 mm para o Centro-Sul do estado. 

O Inmet emitiu um alerta, válido para essa sexta-feira (28) para o Rio Grande do Sul. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", comenta. 

Francisco sinaliza ainda que as frentes até chegam até pelo Rio Grande do Sul, mas não conseguem avançar. "A gente vê que daqui uma semana ainda não vai mudar a situação e variação de clima, em relação ao Sul, Sudeste e Central do Brasil", comenta Francisco. 

O modelo de previsão estendida mostra ainda que as chuvas continuarão restritas ao Rio Grande do Sul até pelo menos o dia 5 de setembro. Já no período entre 5 e 13 de setembro, o NOAA indicam chances do avanço para áreas de Santa Catarina e partes do Paraná, mas ainda sem condição de chuvas para o Brasil Central. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2808
Fonte: Inmet 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário