Inmet também prevê chuvas para a metade sul do país na 2a. quinzena de setembro

Publicado em 04/09/2020 12:55 e atualizado em 07/09/2020 14:44
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Mas alerta que ainda não se trata do estabelecimento da temporada das chuvas

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já começam a sinalizar a volta das chuvas para a metade sul do país para a segunda quinzena de setembro. De acordo com Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, os mapas atualizados mostram as chuvas, mas ainda de forma inconsistente na região.

"A atmosfera está muito seca na parte central do Brasil e por isso ainda não apresenta uma configuração mais definida", explica Francisco. Para os próximos dias, os modelos do Inmet sinalizam chuvas apenas para o Rio Grande do Sul, com volumes entre 20 e 30 milímetros de precipitação para o norte do estado. Também há previsão de chuvas para áreas de Santa Catarina e volumes baixos para o sul do Paraná. 

Falando em temperaturas, o mapa de previsão do Inmet indica máxima acima dos 36 graus para o Mato Grosso, Goiás e Tocantins. No sábado, dia 5, o norte do Mato Grosso do Sul e áreas do Mato Grosso podem voltar a registrar temperaturas acima dos 40 graus. 

Na região sul do Brasil, as temperaturas mais elevadas são esperadas em todas regiões do Paraná e oeste de Santa Catarina, com temperaturas máximas entre 30 e 32 graus. No Paraná, produtores de soja também aguardam o retorno da estação chuvosa, que pode atrasar o início do plantio da soja no estado. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas Inmet - 0409
Fonte: Inmet 

 

Os mapas de previsão estendida para todo o Brasil continuam indicando chuvas restritas ao sul do Brasil no período entre 4 e 12 de setembro. Já a partir do dia 13, as condições de chuvas começam aparecer para a Santa Catarina, Paraná e áreas de Sudeste. O modelo indica ainda uma possível quebra do bloqueio na massa de ar seco também para algumas áreas do Centro-Oeste, mas ainda com volumes baixos. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 0409
Fonte: NOAA 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário