Mapas mostram que bloqueio atmosférico segue firme até 18 de setembro quando condições começam a mudar

Publicado em 11/09/2020 12:30 e atualizado em 11/09/2020 18:23
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Paraná ainda sem condições para iniciar o plantio da safra 2020/21

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

A intensa massa de ar seco segue predominante em todo o Brasil Central, impedindo o avanço de condições de chuvas para a região nos próximos dias. Segundo Mamades Luiz Melo, meteorologista do Inmet, apenas entre o dia 18 e 19 de setembro há uma pequena expectativa de rompimento do bloqueio. "Nada ainda com aquela continuidade e frequência de chuvas", comenta. 

Para os próximos dias, as chuvas continuam previstas apenas para a região sul do Brasil. "O noroeste do Paraná fica com chuvas, mas talvez uma chuva ligeiramente abaixo da média", comenta. Mesmo as chuvas no Rio Grande do Sul para os próximos dias, Mamades destaca que ainda não se trata do retorno efetivo da estação chuvosa. 

Além da falta de chuvas, o meteorologista destaca as altas temperaturas que vem sendo registradas no Centro-Oeste, sobretudo no Mato Grosso com termômetros acima dos 40 graus e umidade relativa do ar muito abaixo do ideal, em torno de 10%. As máximas elevadas também continuarão elevadas para a região Sudeste do país, apesar de uma leve queda durante os próximos dias. 

Durante o final de semana as chuvas continuarão, então, restritas ao Rio Grande do Sul. Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sinaliza que as maiores precipitações devem acontecer no extremo sul do RS nas próximas 24 horas, com acumulados entre 20 e 30 mm. No sábado, o sistema ganha intensidade e a chuva avança também para o centro do estado, onde as precipitações podem ficar entre 30 e 60 mm. A tendência é que a chuva persista no RS até, pelo menos, a próxima terça-feira, dia 15. 

Veja a previsão de precipitação para os próximas dias:

93 horas - Inmet - 1109
Fonte: Inmet 

 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário