Bloqueio atmosférico na região central do país impede avanço das frentes frias. Clima seco e quente predomina até 10 de outubro

Publicado em 25/09/2020 12:21 e atualizado em 26/09/2020 04:01
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Sistema atua sobre toda região Centro-Oeste e parte do Paraná

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmam que um novo bloqueio atmosférico atua em toda região Centro-Oeste e em parte do Paraná, com condição de tempo seco e altas temperaturas nos próximos dias. Segundo Mamedes Luiz Melo, as chuvas ficarão restritas ao norte e ao sul do país, mas não devem levar volumes expressivos para o Paraná. 

"Devido a intensificação dele (bloqueio) nas próximas 48 horas, a frente fria até chega pela Argentina ou Paraguai, passando mais pelo Rio Grande do Sul e vai embora pro oceano", comenta. As notícias não são positivas para o norte do Paraná, região que os modelos indicam que as chuvas devem ser mais regulares apenas a partir da segunda semana de Outubro. 

Nesta sexta-feira (25) o Inmet  emitiu alerta amarelo para uma nova onda de calor que deve atingir o Centro-Oeste durante o final de semana. As temperaturas no Mato Grosso podem bater a casa dos 42 graus e o calor excessivo também deve atingir as demais regiões do país. "Temperatura 5ºC acima da média por período de 02 até 03 dias", afirma o comunicado. 

O modelo Cosmo do Inmet sinaliza que uma nova frente fria deve avançar para o Rio Grande do Sul no próximo domingo, dia 27. Os modelos indicam chances de chuvas com volumes entre 20 e 40 mm no sul do estado.

A tendência é que a frente tenha força para avançar para todo o Rio Grande do Sul entre domingo e segunda-feira (28), com volumes entre 20 e 30 mm. Também há previsão de chuvas para Santa Catarina, com acumulados de até 40 mm. Já para o Paraná, as chuvas continuam limitadas em pancadas de chuvas isoladas no extremo sul do estado.  

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

Chuvas - Inmet - 2509
Fonte: Inmet 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário