HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Estação das chuvas está começando no Matopiba e região Central tem previsão de bons volumes nos próximos dias

Publicado em 26/10/2020 11:49 e atualizado em 26/10/2020 18:31
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Dois ciclones atuam simultaneamente no Brasil e interferem no clima no Sudeste e no RS

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

Segundo as previsões meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência para os próximos dias é de chuvas para boa parte do país, inclusive com aumento dos volumes e chuvas regulares em todo o Centro-Oeste. Os modelos indicam o retorno das chuvas para o Matopiba. 

Francisco de Assis Diniz, um novo ciclone extratropical deve entrar em atuação pelo sul do Brasil nos próximos dias. Além disso, um outro sistema em atuação na costa sudeste do Brasil, segue em atuação e já foi suficiente para bons volumes serem registrados na região. A tendência agora é que as chuvas sejam mais volumosas na Bahia. "No RS esse ciclone pode trazer ventos fortes e também bastante chuvas até amanhã (dia 27) pela manhã", comentou Francisco. 

Para o Rio Grande do Sul, em termos de volumes, o Cosmo sinaliza para precipitação de até 70 mm em algumas áreas do estado. Os modelos também indicam chuvas para Santa Catarina, com precipitação prevista entre 16 e 20 mm. A tendência é que o novo ciclone comece a se formar na noite desta segunda-feira. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

Inmet - destacão -
Fonte: Inmet 

 

Francisco destacou ainda  que a partir do dia 29, próxima sexta-feira, uma nova frente deve avançar pelo Mato Grosso do Sul e ajudar na formação de um novo corredor na parte central e sudeste do Brasil. "É um corredor bem organizado e fica sustentando chuvas, indo até o Tocantins e chegando lá para o Matopiba também", comenta Francisco. 

A atualização do modelo GFS segue indicando bons volumes para todo o Brasil Central nesta semana, além de voltar indicar chances de chuvas para áreas do Matopiba. Segundo o modelo, os volumes nessas regiões devem ficar entre 90 e 100 mm até o próximo dia 3 de novembro. 

Já no período entre 3 e 11 de novembro, as projeções ainda indicam chuvas para o Brasil Central, porém com volumes mais baixos. Para este período, o NOAA também indica uma diminuição expressiva dos volumes no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 2610
Fonte: NOAA 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Merie Coradi Cuiaba - MT

    Para a região Norte de MT, especialmente médio norte de MT, os institutos tem errado muuuiiiito... Previsões completamente não confiáveis, não vale a pena dar ouvidos.

    1