HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Feriado de 2 de Novembro tem previsão de muita chuva para o Brasil Central e Matopiba; sul permanece seco

Publicado em 30/10/2020 15:54 e atualizado em 30/10/2020 17:30
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (30) para todo o Brasil

Podcast

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (30) para todo o Brasil

Download

LOGO nalogo

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Fancisco de assis Diniz, a partir de segunda-feira (2), chuvas mais intensas devem abranger a região do Matopiba, com a subida de um sistema de umidade que atravessa pelo centro do país.

Essas condições começam neste final de semana, e ao longo dos dias deve passar pela área central, sudeste, atingindo Paraná, são Paulo, Bahia, chegando ao Tocantins, e também à região norte. 

"Para asábado (31) persistem as mesmas condições, com precipitações entre as regiões norte e sudeste. No domingo (1) segue a condição de chuva intensa de 40mm, 70mm a 90mm podendo acontecer, e que devem abranger a faixa central e sudeste, paulatinamente subindo para o norte do Brasil", explicou.

Diniz aponta que até o dia 6 de novembro há um volume considerável de chuvas para o centro do país, sudeste da Bahia e Matopiba, com volumes acima dos 100mm. Esta situação contrasta com o Mato Grosso do Sul e região sul do Brsil, onde quase não irá chover, com exceção do litoral do Paraná. 

"Essa chuva já passou no Mato Grosso do Sul e agora está ficando para o centro do Brasil e sudeste, e vai subindo para o norte. Isso acontece porque vem um ar frio na retaguarda que empurra essa umidade mais para o norte", disse. 

Entre os dias 7 e 14 de novembro, o meteorologista explica que a situação deve mudar, com as precipitações retornando à região sul. Entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul deve haver menos chuvas, e em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, elas voltam, mas ainda sem força, com volumes de, no máximo, 40mm.

"Após o dia 7 de novembro, as chuvas no Matopiba devem enfraquecer, dando vez para a chegada desse novo sistema pela região sul, que no decorrer do tempo, deve subir para o norte. a área dpo Matopiba deverá ficar entre 7 a 10 dias sem chuva até a chegada deste novo sistema", pontuou Diniz.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves e Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário