HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas voltam a se normalizar em grande parte do país na próxima semana, com bons volumes e distribuição mais regular

Publicado em 30/11/2020 12:16 e atualizado em 30/11/2020 15:23
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Norte do PR, que ficou fora da rota das últimas chuvas , deve ter bons volumes registrados nos próximos dias

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que o vórtice ciclônico, em atuação na região central do país desde a semana passada, começa a perder força nos próximos dias, indicando o retorno de chuvas mais abrangentes e regulares em todo o país. 

Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, a tendência é que a mudança deve começar acontecer no decorrer desta semana, com as chuvas subindo mais ao norte do país a partir do dia 4, próxima sexta-feira. Destaca ainda que a Zona de Convergência - que colabora com a formação das chuvas deve começar a organizar os sistemas de chuvas no Centro-Sudeste do Brasil. 

De acordo com o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana começa com previsão de chuvas para o sul do Brasil. Um novo sistema avança pela faixa oeste do sul do Brasil. Para o Rio Grande do Sul, as chuvas deverão ser concentradas no centro-norte do estado, com volumes entre 20 e 40 mm, sendo os maiores volumes esperados para o norte do estado.

Já para Santa Catarina, a tendência é de chuva abrangente em todo o estado. Segundo o Cosmo, é esperada chuva com precipitação entre 20 e 30 mm. Sendo os maiores volumes esperados para o leste do estado, com acumulados de até 70 mm na área leste. No estado do Paraná, a tendência é de chuva mais expressiva apenas para o leste do estado, com acumulados entre 20 e 30 mm. 

Segundo Francisco, os modelos indicam que as condições de chuvas devem persistir na região sul do Brasil durante esta semana. O modelo mostra ainda que a tendência é do avanço das chuvas também para as demais áreas do Paraná, conforme o avanço do sistema, inclusive com volumes expressivos em grande parte da área. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 3011
Fonte: Inmet

 

Últimos cinco dias 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes de chuvas foram registrados na região sul do Brasil. 

O mapa indica acumulados entre 30 e 60 mm no Rio Grande do Sul. Os menores volumes foram registrados na parte sul do estado, entre 25 e 30 mm. 

Também foram registradas chuvas entre 20 e 40 mm no centro-sul de Santa Catarina. Já no Paraná, conforme indicavam as previsões, o sistema não chegou com força no Paraná e forma registradas chuvas mais significativas apenas na parte leste do estado, com acumulado entre 30 e 40 mm. 

Nas demais regiões do país, houve registro de chuvas no Espírito Santo, leste de Minas Gerais e região leste da Bahia, com acumulados de 20 mm. No Centro-Oeste, as chuvas mais abrangentes foram registrados no norte do Mato Grosso, com acumulado entre 15 e 25 mm.  

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias: 

Últimos 5 dias - Inmet - 3011
Fonte: Inmet 

 

Leia Mais:

+ Inmet: Semana começa com previsão de chuvas no sul do Brasil; SC deve receber os maiores volumes

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário