HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet alerta para continuidade das chuvas no PR nos próximos 15 dias; estiagem em MG e BA também se mantém

Publicado em 29/01/2021 12:54 e atualizado em 29/01/2021 15:24
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Dois sistemas atuam juntos para concentrar as chuvas no Sul e dificultar a chegada das frentes frias para MG e BA

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre o Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

Há cerca de 15 dias um bloqueio atmosférico impede que as chuvas avancem em direção ao norte do país. O sistema, inclusive, faz com que as chuvas continuem concentradas na região Sul do país e o excesso de água já traz problemas para o produtor de soja no Paraná. 

Francisco de Assis Diniz - meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que o bloqueio atmosférico pode levar mais de 15 dias. Além do bloqueio, a atuação de um vórtice ciclônico sobre Minas Gerais e Bahia, também impede a formação de chuvas nas demais áreas do país. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 10 dias: 

Últimas 10 dias - Inmet -
Fonte: Inmet 

 

Para os próximos dias, a região Sul do Brasil deve registrar os maiores acumulados, um sistema de baixa pressão atmosféria se desenvolve na Argentina e assim favorece a formação de nuvens carregadas em todo Sul do Brasil e também sobre o Mato Grosso do Sul. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê chuvas entre 20 e 30 mm no centro-norte do Rio Grande do Sul. Já em Santa Catarina e no Paraná, a tendência é de chuvas de até 40 mm. 

No Centro-Oeste, os maiores volumes continuam previstos para o centro-norte do Mato Grosso, com precipitação de até 20 mm. Há ainda a previsão de chuvas para o Mato Grosso do Sul, porém com volumes mais baixos. Já em Goiás, o vórtice ciclônico segue em atuação e impede a formação de nuvens.

 

Previsão estendida para todo Brasil: 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta sexta-feira (29), pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) mantém o retorno da umidade para Minas Gerais nos próximos dias, prevendo o fim do veranico na região. 

Assim como Inmet, o modelo americano também prevê muita chuva para a parte Sul do Brasil no período. A previsão estendida mostra acumulado entre 100 e 125 mm nos três estado da região nos próximos sete dias. 

Entre os dias 6 e 14 de fevereiro, o modelo indica um corte nas precipitações do centro-sul do Rio Grande do Sul, permanência da umidade em Santa Catarina e no Paraná, com acumulados entre 50 e 90 mm. 

Também neste período, o modelo GFS mostra o retorno de chuvas abrangentes em todo o Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba. De acordo com o modelo, as três regiões podem registrar acumulados entre 60 e 100 mm no período.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 2901

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • wenderson lambert pouso alegre - MG

    estranho... outros canais ja demonstraram que a partir da primeira semana de fevereiro este bloqueio ja começa a ser quebrado, só o Inmet que nao fala isto, mas foram os que mais erraram nas previsoes este ano. Ontem mesmo nos mapas que apresentavam de chuva de longo prazo estava bem diferente deste que apresentam aqui, alias os modelos que eles usam embasados no modelo da nasa nunca acertam nada..

    2