Pico das temperaturas durante nova onda de frio deve ocorrer entre os dias 20 e 21 de julho; destaque para frio intenso no Sul do país
![]()
De acordo com as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os modelos mantêm a previsão de chuvas com bons volumes para a região Sul do Brasil. Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, explica ainda que após as chuvas, uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas em várias regiões do Brasil nos próximos dias.
O meteorologista explica que as chuvas mais expressivas chegam com o avanço de uma frente fria, com volumes mais significativos entre quarta e quinta-feira. Em relação aos volumes, o norte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina têm previsão de precipitação entre 20mm e 30mm entre quinta e sexta-feira desta semana.
O modelo Cosmo do Inmet prevê o deslocamento rápido do sistema e no sábado, a tendência é de chuva mais significativa no centro-sul do Paraná. Segundo Assis, os modelos também sinalizam condição para chuva no Mato Grosso do Sul. De acordo com a previsão, também há possibilidade de chuvas na região Sudeste, atingindo áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e até o sul de Minas Gerais, porém com volumes mais baixos.
Logo após a passagem da frente fria, uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas no centro-sul do Brasil, com destaque para os três estados da região Sul que devem registrar as temperaturas mais baixas.
Francisco explica que a massa de ar frio deve derrubar as temperaturas em boa parte do país, mas com menos intensidade do que foi observado na última semana de junho, quando as temperaturas caíram bastante de norte a sul.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:
??????
0 comentário
Frente fria avança e aumenta o risco de temporais no Sul e Sudeste
Inmet emite alertas de tempestade para o Sul com risco de granizo e ventos fortes
Corredor de umidade sobre o Brasil Central permanece até o Carnaval
Chuva volumosa persiste nesta terça e mantém alerta no Sudeste e Centro-Oeste | Previsão 10/02/2026
Chuvas continuam concentradas no Centro-Oeste ao longo desta semana
Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas