HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Centro-Oeste registra volta das chuvas generalizadas, porém com volumes abaixo da média; já para o Matopiba, chuvas regulares só em janeiro

Publicado em 27/11/2023 12:19 e atualizado em 27/11/2023 14:20
Heráclio Alves - Meteorologista do INMET
Vórtice ciclônico atuando entre a Bahia e o Norte de Minas deixa região com pouca expectativa de chuvas
Podcast

Centro Oeste registra volta das chuvas generalizadas, porém com volumes abaixo da média; já para o Matopiba, chuvas regulares só em janeiro

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Camilo LUCAS DO RIO VERDE - MT

    Chuva generalizada aonde? Quem tem interesse nesse tipo de notícia? Quebra na safra de soja a cada dia maior ! Só quem está aqui sabe como tá difícil a situação no MT.

    2
    • Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT

      Com certeza Camilo, hoje é 01/12/2023, e a última chuva aqui nos arredores da cidade de Nova Mutum, foi em 16/11, com 17mm. Novembro inteiro choveu 40mm. E ainda querem afirmar que a quebra vai ser pequena? Toda a micro região de Mutum e Lucas estão sob severa deficiência hídrica, com apenas alguns pontos em situação mais amena, mas no todo, a perda será absurdamente grande.

      Já tem lavouras de soja sendo erradicas para o plantio do algodão, pois a colheita é totalmente inviável. Isso, se a chuva vier, pois do contrário nem o algodão poderá ser plantado.

      0
  • Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT

    Novamente falando! Essa notícia não é precisa, pois existem regiões onde não choveu ainda, tipo Nova Mutum, na sede municipal e entorno. Vocês estão generalizando uma situação que não está acontecendo. Entendo que seja melhor vocês buscarem informações mais precisas para divulgar, pois aí sim a notícia teria uma credibilidade maior.

    3
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Fernando, isso tudo faz parte da narrativa. Querem passar a idéia que o problema é localizado, que a safra será muito boa . Até mesmo nas chamadas de problemas na lavoura, colocam foto de soja bonita. Aqui no oeste do Paraná, que não está uma tragédia como no sul do estado e Rio Grande do Sul, a soja está meia boca. Ano passado era difícil achar uma lavoura ruim. Este ano está difícil encontrar uma lavoura boa. Quem olha da estrada e não conhece de soja, até acha que está boa, mas as plantas estão pequenas. Muita doença. Lavouras com 75 dias de nascida e dá pra ver as ruas da soja. Semana passada li um comentário de um analista brasileiro que diz trabalhar nos EUA, dizendo que a estimativa inicial da safra brasileira não era 163 mi de toneladas, mas de 180 mi de toneladas. Não dá para acreditar. I$$o tudo tem método.

      2
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      O PREÇO DA SOJA VAI ESTOURAR

      2
    • Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT

      Bom dia!

      Estamos hoje em 29 de novembro de 2023, e a última chuva em Nova Mutum (sede e arredores), foi em 16/11/2023. Há relatos de produtores, com 30 dias sem chuvas (pena não conseguir enviar o vídeo aqui), mas volto a falar, as informações de clima e precipitação estão totalmente desvirtuadas da realidade.

      Até o grande Luiz Carlos Molion, em palestra proferida na cidade de Unaí-MG dias atrás se equivocou, o clima lhe passou a perna. Alertava ele para redução no volume das precipitações de novembro e dezembro, de mais ou menos 40 a 50 mm. Porém, até agora, choveu apenas 40 mm aqui, para uma média de 400 mm nos outros anos.

      A situação é caótica e desta forma, todas essas informações deveriam ser revistas e atualizadas para o bem da credibilidade desses canais. Do contrário, vai se criar uma condição de dúvidas sempre que alguém falar de clima. É muito fácil ligar para qualquer escritório de consultoria nos municípios e buscar uma informação precisa. Apenas para comparar, a Safras e Mercados liga para nós já fazem muitos anos atrás de informações das mais diversas. Aí teríamos como saber a realidade de cada região.

      3
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      O maior ativo de qualquer canal de informação é a credibilidade. Uma vez perdida, não se recupera mais.

      1