DA REDAÇÃO: Retenção de matrizes nos últimos anos reflete ciclo de baixa do boi

Publicado em 20/03/2012 13:08 e atualizado em 20/03/2012 16:57
Boi Gordo: há 4 anos, especialista previu início do ciclo de baixa de preços em 2012, após movimento de valorização passada. Mercado tende agora a estabilizar ou mesmo cair ainda mais. Conselho ao pecuarista é reduzir custos para garantir margem de lucro, mesmo que pequeno.
Após anos consecutivos de escassa oferta de boi, o quadro realmente se reverteu em 2012. O aumento da disponibilidade de animais para abate e a consequente pressão negativa nos preços da arroba foram previstos há 4 anos pelo o especialista em confinamento, Juan Carlos Lebrón. O cenário foi previsto diante do movimento de retenção de matrizes, iniciado em 2007, em função da  falta de bezerro e boi magro na época.

"Foi algo previsível... notícia previsível não é notícia ruim para quem se prepara. Quem fez o dever de casa, aproveitou os bons momentos de preços e administrar melhor o momento de ciclo de baixa de preço", ressalta.

De acordo com dados divulgados pelo Cepea, a pressão baixista nos preços da arroba se configura desde junho de 2011. A maior disponibilidade de fêmeas para abate e a menor demanda por carnes são os principais fatores de baixa para o mercado na conjuntura atual.

Para Lebrón, os preços tendem a buscar estabilização, mas ainda há espaço para novas quedas. A recomendação é que produtor reduza seus custos e faça um planejamento adequado para cobrir sua receita.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário