DA REDAÇÃO: Produtores mantêm esperança de ficar em suas terras com suspenção da ampliação da reserva Kayabi pelo STF

Publicado em 03/12/2013 18:00
Questão indígena: Ministro do STF mantém suspensa a ampliação da reserva indígena Kayabi, no norte do MT. Funai pretendia ampliar a reserva de 117 mil hectares para mais de 1 milhão de hectares. Produtores da região afirmam que Ministério Público está trabalhando contra a Constituição Federal e contra a produção na região.

A suspenção da ampliação da reserva indígena Kayabi, no norte do Mato Grosso, trouxe nova esperança para os produtores locais. Moisés Prado, produtor em Alta Floresta-MT, afirma que 150 famílias no Mato Grosso e 50 no Pará perderiam suas terras com a ampliação.   

Prado comenta que Funai tentou ampliar a reserva indígena de 117 mil hectares para 1 milhão de hectares. “As terras ocupadas pelos índios até 1988 são deles, isso ninguém contesta. Agora, o que não pode, é fazer o que o Ministério Público está fazendo, contrariando a Constituição Federal e entrando contra os produtores do norte no Mato Grosso”. 

O produtor afirma ainda que estão batalhando por seus direitos há muito tempo. “O tempo todo, ao longo de 12 anos, a gente consegue uma liminar e eles ficam trabalhando o tempo todo contra a gente. É muito desagradável ver o Ministério Público, que poderia estar fazendo coisas em prol da sociedade, ficar contra quem trabalha e produz”. 

Prado diz ainda que os produtores rurais que adquiriram propriedades na região têm garantia de que a área não era terra indígena. “Nossos antecessores, que compraram essas áreas, têm uma certidão da Funai, dizendo que nesta área não existiam índios... Agora, 40 anos depois, estão tentando tomar as terras que nós compramos”.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário