DA REDAÇÃO: Café pode ter perdas de até 20% devido à seca prolongada
As perdas previstas para a safra brasileira de café arábica estão estimulando uma alta nos preços do café em Nova Iorque. Os vencimentos com entrega em março/2014 fecharam a 152,65 centavos de dólar por libra-peso, com elevação de 1275 pontos, ou 9,1%. Os preços são animadores, mas muitos cafeicultores mineiros não têm muito o que comemorar, diante das enormes perdas.
O cafeicultor Armando Matielli afirma que as perdas podem chegar a 20% da safra, ou seja, 9,5 a 10,5 milhões de sacas. A seca também prejudicou a formação de rosetas, o que compromete diretamente a safra de 2015. “Devemos produzir entre 40 a 42 milhões de sacas nesta safra”.
Matielli explica que o café novo, principalmente o de solo arenoso, é o mais atingido. “Não temos providencias a tomar, é irreversível.... Pode chover o que tiver que chover, mas o prejuízo já está consolidado”.
6 comentários
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Christina Ribeiro do Valle Guaranesia - MG
Seca intensa e inusitada em janeiro.Por enquanto em fevereiro choveu muito pouco,quase nada.Qualquer produtor que labuta no cafe ,sabe que a consequência dessa anomalia será uma grande diminuição da produção do cafe ,nesse ano e no próximo também.Autoridades responsáveis pelas políticas cafeeiras, pensem bem,decidam com sabedoria e no tempo certo como a natureza ensina,não permitam que o nosso Brasil deixe
de ser um grande líder na produção de cafe.Por favor usem o Funcafe de maneira acertada ,para que o produtor possa sobreviver e continuar com sua missão abastecer o mundo com essa bebida que e uma unanimidade entre os povos de todos os continentes.Armando Matielli Espírito Santo do Pinhal - SP
PREZADO JOÃO PAULO, CHEGOU A HORA DE COBRARMOS IMPIEDOSAMENTE NOSSAS LIDERANÇAS QUE DEIXARAM ESCAPAR PELO RALO DA ICOMPETÊNCIA DEZENAS DE MILHÕES DE SACAS DE CAFÉ A PREÇO RIDÍCULOS E PERDERMOS MUITOS BILHÕES DE DOLÁRES POIS, FORAM INCAPAZES OU DE MÁ FÉ E, NÃO UTILIZARAM O FUNCAFÉ PARA REGULAR O FLUXO ARMANEZANDO OS EXCESSOS E AGORA? NÃO TEREMOS CAFÉ PARA CUMPRIR OS CONTRATOS E PASSAREMOS POR IMCOPETENTES E AMADORES. TEMOS QUE TER CAFÉ NO ESTOQUE PARA ESSAS SITUAÇÕES E,REGULANDO O FLUXO, ELEVANDO O PREÇO, MANDANDO NO MERCADO MUNDIAL, TRAZENDO RIQUEZAS PARA O PAÍS, PARA OS CAFEICULTORES, PARA OS TRABALHADORES E,E,E,... AO INVÉS DISSO FORAM AMADORES E AGIRAM DE MÁ FÉ. ESTÃO LOTEANDO O FUNCAFÉ, QUE É DOS CAFEICULTORES E, DISTRIBUINDO AS VERBAS PARA MUITOS MAMAMREM NAS TETAS DOS CAFEICULTORES. ACORDEM SENHORES DO CNC, ACORDEM LIDERANÇAS LENIENTES, ACORDES IMPATRIOTAS, ACORDEM MALFEITORES.
Joao Paulo de Oliveira Andradas - MG
Parabens Sr. Armando Matielli pelos seus relatos reais e coerentes sobre as perdas nas safras 14 e 15, nas minhas lavouras tem todas essas condicoes mencionadas por voce, as minhas lavouras estao aqui para quem quiser ver, as perdas sao irrecuperaveis nao estamos sendo sensacionalista, mas sim realista, aqui na minha regaio tivemos um chuva razoavel, porem dois dias de sol e ja esta tudo seco novamente. Na minha opiniao nos produtores temos de ter muita cautela em comercializar o restinho de safra que nos resta, pois como diz o ditado um dia da caca e ou outro do cacador, agora e a hora nossa de esperarmos precos mais elevados, pois teremos quebra em duas safras.
Armando Matielli Espírito Santo do Pinhal - SP
PREZADO DALZIR VITÓRIA, O MERCADO ACOSTUMADO A TRABALHAR JUST IN TIME E SEMPRE DA MÃO PARA A BOCA POIS, CORRIA NO MERCADO E SE ABASTECIA COMO BEM QUERIA E, ESPANTARAM O MEDO DA GEADA MESMO PORQUE O CAFÉ SUBIU MAIS PARA O NORTE E ESQUECERAM DA SECA. AGORA CHEGOU A HORA "DA ONÇA BEBER ÁGUA"E O MERCADO TERÁ QUE MUDAR DE ESTRATÉGIA E VOLTAR A TRABALHAR COM ESTOQUES OU QUEM NÃO FIZER ISSO CORRERÁ O RISCO DE FICAR DESABASTECIDO. NOS ÚLTIMOS ANOS COM NOSSAS LIDERANÇAS IRRESPONSÁVEIS E AMADORAS NUNCA COLOCARAM O MERCADO A NOSSOS PÉS. ISSO É PERFEITAMENTE CABÍVEL. LIDERANÇAS FROUXAS, APROVEITADORES E SANGUE SUGA DOS CAFEICULTORES E DERAM TODAS AS ARMAS AOS COMPRADORES DEIXANDO NOS A MERCÊ DO CAPITALISMO SELVAGEM.NÃO TIVERAM A HONRADEZ DE PROTEGER NOSSAS RIQUEZAS E O CAFEICULTOR. VEJA O LOTEAMENTO DO FUNCAFÉ QUE É UMA VERDADEIRA VERGONHA.O DINHEIRO DO FUNCAFÉ TEM QUE SAIR DESSA LAIA.
AGORA , ESSA SÊCA VEIO A CALHAR E O MERCADO MUDARÁ DE LADO OU CORREM SÉRIOS RISCOS. AGORA CHEGOU A HORA DE VENDERMOS JUST IN TIME, SENTANDO NA PILHA, E ELES TRABALHAREM NO OUR TIME AND VERY EXPENSIVE.RESUMO DA ÓPERA : "OU A BANDA MUDA DE LADO OU O LADO MUDA A BANDA". ABRAÇOSArmando Matielli Espírito Santo do Pinhal - SP
PREZADA CRISTINA, A SÊCA LAMBE TUDO PELA FRENTE E E'MAIS NOCIVA QUE UMA GEADA. A SÊCA CORRE ENTRE OS VALES, NAS PLANÍCES, NOS PLANALTOS, NOS GROTÕES, NAS MONTANHAS, NAS ENCOSTAS, NOS TOPOS, NOS CUMES OU SEJA NÃO ESCOLHE CANTOS E NEM RECANTOS OU LOCAIS PRÓPRIOS COMO A GEADA.
CRISTINA ESSA SÊCA FICARÁ MARCADA NA NOSSA GERAÇÃO DE CAFEICULTORES SOFRIDOS.AINDA OS REFLEXOS VIRÃO PELA FRENTE COM A AUSÊNCIA HORMONAIS QUE IMPELEM OS DIVERSOS ÂNGULOS DA FISIOLOGIA DO CAFEIRO COMO A QUEDA NA PRODUÇÃO DE CARBOHIDRATOS, DE AUXINAS, DE CITOCININAS, GIBERILINAS,INIBIÇÃO DA CONVERSÃO DE NUTRIENTES EM MASSAS PRODUTIVAS E FISIOLÓGICAS, ESTRANGULAMENTO DO SISTEMA RADICULAR, ATRASO NA PRÓXIMO CICLO POIS TERÁ QUE RECUPERAR O SISTEMA RADICULAR E FOLIAR QUE FOI INIBIDO PELA FALTA DE EMISSÃO DE INTERNÓDIOS E, DOS PARES DE FOLHAS CUJA INTERSECÇÃO COM O RAMO PLAGIOTRÓPICO ORIGINA AS GEMAS FLORAIS E AS ROSETAS,E ASSIM PODEREMOS CONTINUAR A DISCORRER TÉCNICAMENTE LEVANDO SEMPRE AO FINAL QUE É A QUEDA NA PRODUÇÃO E A TRISTEZA DO CAFEICULTOR QUE SEMPRE SE ALEGRA COM A FARTURA DA COLHEITA.FAZENDO UM PLÁGIO AO LUIZ GONZAGA, O NOSSO ÍCONE DA MÚSICA QUE RETRATA A SÊCA, ELE SEMPRE MENCIONA A TRISTEZA, A ANGÚSTIA, A CARISTIA E O MEDO. REALMENTE É O QUE ESTAMOS ATRAVESSANDO.QUE DEUS CONTINUE NOS DANDO FORÇA.Christina Ribeiro do Valle Guaranesia - MG
Seca como essa vai ficar na história da cafeicultura e não vai deixar saudades.
Vamos sofrer nos próximos dois anos .A única certeza e que a produção será muito afetada. A natureza foi implacável ,torrou tudo e continua faltando muita chuva. Sr Armando Matielli ,gostamos muito de suas explicações técnicas.