DA REDAÇÃO: Café: Produção café em Três Pontas/MG é 40% menor em relação a safra passada

Publicado em 03/10/2014 13:28 e atualizado em 03/10/2014 18:30
Café: colheita na região de Três Pontas- MG está praticamente encerrada e quebra na produção chega a 40% em relação a safra passada. Cocatrel deve receber menos de um milhão de sacas e previsão é que safra 2015 seja ainda menor.

A seca segue afetando o cinturão produtivo brasileiro, praticamente todas as cidades produtoras de café registram índices de déficit hídrico próximo às médias históricas. Com isso, a produção da próxima safra fatalmente será afetada devido às condições climáticas, é o que afirma o presidente da Cocatrel, Francisco Miranda Filho.

Dados registrados da colheita atual apontam isso, as cooperativas já começam a quantificar as perdas com a safra praticamente encerrada. De acordo com Filho, a quebra na cidade de Três Pontas-MG chega a 40% em relação à safra passada quando a cooperativa recebeu um milhão e meio de sacas. “Estimamos receber no máximo um milhão de sacas nesta safra, isso com crescimento no número de associados da Cocatrel”, afirma.

Segundo o presidente, a cooperativa já esperava que a safra atual tivesse quebra. No entanto, o mercado relutava em acreditar.

De acordo com Filho, em outras cidades a realidade é parecida. Ele estima que na região Sul de Minas a quebra seja em torno de 30% a 40%. Duas floradas já abriram na região, mas sem chuvas regulares e volumosas fica a dúvida quanto ao ‘pegamento’.

Os cafés além de produzir menos também apresentam qualidade, tamanho e formação de grão aquém do esperado.

O presidente da Cocatrel, acredita que os preços em alta é o que ainda mantém os produtores no mercado. “A realidade só não é pior porque o preço subiu. No entanto, eles ainda não compensam as perdas”, afirma. O preço no Brasil é puxado pelas altas registradas nos últimos dias na Bolsa de Nova York. No entanto, segundo analistas, o produtor deve ter cautela ao vender a produção aproveitando os picos de alta e segurando um pouco de café em estoque para não correr riscos no futuro,

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário