Chuvas voltam aos cafezais de Minas Gerais, mas as perdas de 30% na produtividade são irrecuperáveis

Publicado em 06/02/2015 09:33
A esperança está de volta, mas as perdas de 30% na produtividade são irrecuperáveis. Próxima batalha para melhorar o consumo será em torno da rotulagem do café. O consumidor exige saber exatamente o que está consumindo. A cafeicultura precisa melhorar a qualidade oferecida aos consumidores brasileiros.

Ontem finalmente a chuva chegou na região de Boa Esperança, depois de grande estiagem. Para se ter ideia, a precipitação de dezembro e janeiro somou uma média de 300 milímetros, o que é menos da metade da média histórica. “Ontem a noite choveu 50 milímetros, foi a primeira chuva boa que aconteceu esse ano, aqui no sul de Minas. Mas isso é só um alento para nós, não serve para recuperar a plantação inteira. O que tá acontecendo agora é que, por causa do desequilíbrio climático, aconteceram diversas floradas muito desigualadas, o que resultou em frutos pequenos que estão caindo e secando”, conta Armando Matielli, presidente do Sindical.

A situação de seca e prejuízos para as lavouras é generalizada na região. A condição hídrica é o que mais tem preocupado os produtores de café, de acordo com Armando Matielli. “O cenário é crítico nesse momento. A represa de furnas já baixou 15 metros do seu nível, fazendo com que diversos municípios aqui do sul de Minas já decretaram estado de calamidade”. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Lucas Mayer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Armando Matielli Espírito Santo do Pinhal - SP

    PREZADA CRIS, ISSO MESMO. JÁ ENVIEI E MAIL PARA O JOÃO BATISTA OLIVI PARA FAZER UMA ENQUETE NO, NOTÍCIAS AGRÍCILAS, SOBRE VISITAS(?) DO IBGE E CONAB AOS CAFEICULTORES.

    DEPOIS FAREMOS UMA ENQUETE DOS EXPORTADORES QUE VIVEM CHUTANDO PREVISÕES EXTRATOSFÉRICAS SEM TIRAR A B..... DA CADEIRA COM O ÚNICO INTUITO DE ABAIXAR OS PREÇOS DO CAFÉ E COMPRAR BARATO. VEREMOS.

    0
  • Christina Ribeiro do Valle Guaranesia - MG

    Somos produtores de CAFE há mais de 50 anos.A. Nossa família está na cafeicultura há 150 anos.

    Nunca ouvi falar de um produtor que tenha sido consultado pela Conab,pelo Ibge ou pelo finado IBC sobre previsão de safra.

    Joao Batista ,será que o Noticias Agrícolas não poderia convocar os produtores para responder a uma enquete para sabermos qual e o tamanho real da safra,como foi feito no ano passado?So mesmo vocês para mostrar o descaso com que a cafeicultura e tratada.

    Com essa seca toda iremos ter outra vez grãos de cafe do tamanho de lentilha.

    0