Grão de bico tem variedades adaptadas desenvolvidas pela Embrapa e se destaca entre as pesquisas com pulses no Brasil.

Publicado em 16/06/2017 16:31
Confira a entrevista com Fábio Suinaga - Pesquisador em melhoramento genético da Embrapa Hortaliças
Ervilha e lentilha ainda precisam de novas pesquisas para ter viabilidade de produção no Brasil.

O que são considerados pulses e como está a pesquisa para esse tipo de produto? Fábio Suinaga, pesquisador em melhoramento genético da Embrapa Hortaliças, destaca que os pulses são grãos ou frutos secos da família Fabaceae (também conhecida como Leguminosae), de culturas de pequena expressão, mas de grande importância alimentar.

De importância econômica no Brasil, há a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico, além do feijão-guandu, que tem uma maior importância para o nordeste do Brasil.

Foi aprovado, recentemente, um projeto para caracterização dos materiais de lentilha, com o objetivo de estudar a planta para saber se ela terá adaptação para colheita mecanizada e também quanto à resistência a doenças.

Comercialmente falando, ainda não existe uma variedade recomendada de lentilha, tendo em vista as pesquisas em andamento. No momento, esse é um mercado bastante marginal e, como prioridade, o grão-de-bico e a ervilha estão um pouco mais à frente desse pulse.

Para a ervilha, existem pequenos cultivos que são diversificados para os produtos aos quais serão direcionados. Embora a Embrapa Hortaliças tenha lançado cultivares, os produtores ainda preferem as variedades já utilizadas. Em termos de adaptação, esse pulse tem uma menor exigência para o frio, mas ainda precisa de um pouco mais de frio em comparação com o grão-de-bico. Assim, sua janela de plantio tem que ser melhor estudada.

Em termos de grão-de-bico, os produtores possuem duas cultivares desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças à disposição. Foram feitas unidades de validação desse material no Distrito Federal e em Cristalina (GO). Com esses estudos, foi descoberto que, respeitando a época de plantio, é possível ter uma boa produtividade.

A procura por essas cultivares está grande, mas há uma série de entraves entre lançar essas cultivares e disponibilizá-las no mercado. Assim, alguns anos agrícolas que são importantes para os produtores podem ser perdidos, mas a Embrapa busca contornar esses problemas.

O mercado interno é dependente da importação, com uma grande demanda reprimida. Do ponto de vista de exportação, existem grandes importadores fora do país. Assim, o grão-de-bico é o pulse que mais está pronto para uma expansão no país, do ponto de vista agronômico.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário