Pecuária leiteira em alerta com preços em queda pelo terceiro mês seguido, custo de produção subindo e margens apertadas

Rafael Ribeiro, analista de mercado da Scot Consultoria, destaca que o mês de agosto foi o terceiro mês de queda do preço pago ao produtor de leite e que o custo de produção, por sua vez, teve uma alta de 0,1%, puxado, principalmente, pelo milho.
O preço pago caiu para R$1,13 o litro no mês, uma queda de 2,5% em relação a julho e de 8,6% em relação a agosto do ano passado.
Ainda assim, as margens são positivas, já que o custo de produção teve uma queda expressiva nesse ano. Dependendo do tipo de sistema utilizado pelo produtor, o custo de produção, assim como os valores recebidos pelo leite, podem ser diferenciados.
Esse milho mais barato, somado ao farelo de soja e uma melhor produção em função do clima e do ano de retomada das propriedades leiteiras, fez com que a produção anotasse um impulso em 2017.
A previsão é de que o custo de produção tenha mais um aumento em setembro, em torno de 0,5% a 1%.
0 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA