Japão se prepara para abate de suínos para prevenir a peste suína africana

Publicado em 26/11/2019 07:46
Atualmente, a lei só permite abates preventivos para lidar com a febre aftosa, que eclodiu na província de Miyazaki em 2010.

O Ministério da Agricultura do Japão irá permitir abates de suínos como medida preventiva contra a peste suína africana se a doença for detectada no país.O ministério submeterá um projeto no próximo ano para revisar a Lei de Controle de Doenças Infecciosas com Animais Domésticos, disseram autoridades do ministério.Atualmente, a lei só permite assassinatos preventivos para lidar com a febre aftosa, que eclodiu na província de Miyazaki em 2010.

A peste suína africana, que tem se espalhado na Ásia, é mais infecciosa do que a peste suína clássica atualmente encontrada no centro do Japão e não tem uma cura eficaz. O ministério vê o abate preventivo de suínos não infectados em fazendas próximas a locais infectados como a única maneira viável de prevenir uma epidemia.

Acredita-se que a medida de abate seja aplicada a fazendas de suínos a vários quilômetros de instalações com infecções por peste suína africana, de acordo com as autoridades. O ministério continuará a consultar especialistas sobre o escopo para a medida, o que provavelmente causará um golpe na indústria de carne suína.

O projeto também procura fortalecer a autoridade do governo sobre a prevenção da peste suína, em um esforço para acelerar a resposta aos surtos. Isso permitiria ao governo central forçar prefeituras a emitir instruções ou ordens para fazendas de porcos com gestão de saneamento básico.

A peste suína africana se espalhou pela Ásia desde o seu surto na China no ano passado. A doença chegou à Coréia do Sul em setembro e as autoridades japonesas dizem que poderia chegar ao país a qualquer momento. Houve mais de 80 casos de vírus da peste suína africana detectados em salsichas e outros produtos suínos levados ilegalmente para o Japão por viajantes estrangeiros.

O Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas aumentará os esforços para deter a doença na fronteira, aumentando o número de cães farejadores nos aeroportos e outros pontos de entrada para 140 no próximo ano fiscal.

O ministério também concordou com as autoridades aduaneiras chinesas em fortalecer as inspeções de quarentena de produtos agrícolas e animais. Os dois países também concordaram em promover a cooperação técnica para o uso de equipamentos de raio-X, bem como campanhas conjuntas para informar os viajantes sobre inspeções mais rigorosas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Suinocultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário