Pesquisa mostra eficácia de óleos funcionais como alternativa ao uso de antibióticos em frangos de corte

Publicado em 27/08/2020 16:54 e atualizado em 31/08/2020 08:28
Priscila Moraes - Professora na Universidade Federal de Santa Catarina
Estudo comparou resultados de aves tratadas com antibiótico monensina e com blend de óleos funcionais para tratar a coccidiose; próxima fase será testes em suínos

Podcast

Entrevista com Priscila Moraes - Professora na Universidade Federal de Santa Catarina sobre o Tratamento para coccidiose em aves

Download

LOGO nalogo

Um estudo realizado em parceria entre as universidades federais de Santa Catarina (UFSC), do Rio Grande do Sul (UFRGS)e o setor privado mostrou a eficácia da utilização de uma mistura de óleos naturais no tratamento da coccidiose em frangos de corte como alternativa ao uso de antibiótico tradicionalmente usado (monensina). De acordo com a professora da UFSC, Priscila Moraes, a comparação entre os tratamentos mostrou que, ao contrário do antibiótico, que mata o parasita, os óleos funcionais aumentaram a resposta imune das aves, fazendo com que o próprio organismo trabalhasse para combater a doença.

A professora explica que a coccidiose é uma doença silenciosa que causa perdas no aviário, já que o parasita Eimeria spp. faz com que os frangos não consigam absorver corretamente os nutrientes, perdendo peso e tendo diarreias. Apesar disso, não há uma taxa alta de mortalidade causada pela coccidiose, mas a doença baixa o sistema imune e "abre portas" para que bactérias patogênicas - e que podem ser fatais - se instalem.

"No estudo, utilizamos a mistura de óleos funcionais de mamona e casca da castanha de caju, um produto que já existe no mercado, e os resultados mostram que a microbiota intestinal das aves ficou mais estável e o sistema imune, fortalecido. Dessa forma, o próprio organismo dos animais consegue combater o parasita". 

Priscila explica ainda que já existem pesquisas que apontam cepas de eimeira que se mostram resistentes ao antibibiótico monensina, amplamente utilizado em campo para o tratamento da coccidiose.

"Utilizando o blend de óleos como tratamento alternativo, nós criamos animais resilientes, que conseguem responder e manter o desempenho produtivo frente ao desafio".

A pesquisa, realizada durante o período de mestrado da professora, foi publicada em várias revistas científicas em três fases, detalhando os estudos sobre a microbiota das aves, o desempenho e o sistema imune. O próximo passo agora, de acordo com ela, é testar o blend de óleos funcionais em suínos para entender como o produto pode atuar no organismo do animal. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário