Cadeias de produção de rações e de proteína animal têm absorvido parte dos custos para não repassar à ponta consumidora

Publicado em 28/01/2021 17:17
Ariovaldo Zani e Dilvo Grolli - CEO Sindirações e Presidente da Coopavel
Segundo lideranças dos setores, o repasse total dos aumentos dos insumos como milho e farelo de soja podem afugentar ainda mais o consumidor já descapitalizado

Podcast

Entrevista com Ariovaldo Zani e Dilvo Grolli sobre os Custos de Produção para Granjeiros

Download

LOGO nalogo

Com os preços altos dos principais insumos para a alimentação de suínos e aves e a diminuição do consumo de proteínas no mercado interno, as cadeias de produção de peroteína animal e de rações têm absorvido boa parte destes custos para evitar repassá-los à ponta consumidora. Quem explica esta dinâmica de mercado é o CEO do Sindirações, Ariovaldo Zani, e o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. 

Conforme Grolli explica, de julho de 2020 a janeiro deste ano, o preço da saca de milho subiu 70%; no mesmo período, o farelo de soja aumentou 55%. "Isso, no final das contas, resultou em um aumento em torno de 60% no custo da ração. O consumidor não está pagando esse aumento nos custos, e a integradora está sustentando", disse. 

Zani aponta que os elevados preços nos insumos devem continuar em patamares altos em 2021 mas, por enquanto, o setor de rações ainda não se preocupa com uma possível escassez de insumos.

"Entretanto, é preciso que haja alternativas para tentar controlar os preços no mercado interno, como a aprovação de importação de algumas variedades de milho geneticamente modificado exclusivamente para alimentação animal", disse.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário