Preço pago ao produtor de ovos sobe, mas relação de troca com o milho fica pior na 1ª quinzena de julho
Podcast
Entrevista com Felipe Fabbri - Analista de Mercado da Scot Consultoria sobre o Mercado dos Ovos
Download![]()
A primeira quinzena de julho trouxe aumento nos preços pagos ao produtor de ovos, cerca de 8,5%, segundo o analista de mercado da Scot Consultoria, Felipe Fabbri. Entretanto, mesmo com melhores valores do produto, a relação de troca, principalmente com o milho, piorou no período.
Ele explica que, após redução no número de poedeiras entre meados de maio e junho, a produção ficou mais controlada, e com a demanda aquecida pela descapitalização da população e aumento nos preços das carnes, as cotações dos ovos subiram. Na referência São Paulo até o dia 15 de julho, uma caixa com 30 dúzias de ovos valoa R$ 114,50.
"Em junho houve uma janela de oportunidade para que o avicultor aproveitasse preços melhores para o milho, que chegou a R$ 88,00 a saca. À época, a relação de troca era de 14 caixas de 30 dúzias para uma tonelada do cereal. Ao final da primeira quinzena d ejulho, mesmo com os ovos em alta, a relação piorou pelo repique no preço do milho, indo para 15 caixas com 30 dúzias para compra de uma tonelada do insumo, piora de 6,2% no poder de compra do avicultor", explicou.
Segundo Fabbri, este aumento nos custos de produção não deve arrefecer, ao menos no curto prazo, e isso pode motivar mais descartes de poedeiras em uma tentativa de deixar mais ajustada a relação oferta X demanda.
A expectativa do mercado para a segunda quinzena de junho pode seguir em duas vertentes: com a população descapitalizada e a segunda quinzena ser tradicionalmente mais lenta em vendas, o setror pode devolver parte das altas obtidas. Por outro lado, justamente pela questão econômica e pela alta nos preços das carnes, principalmente a de frango, que costuma ser a mais barata, a demanda por ovos pode seguir aquecida, disse o analista.
0 comentário
Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?