Mercado de exportação de frango halal brasileiro deve crescer em 2021
Podcast
Entrevista com Omar Chahine - Gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal sobre o Mercado Halal
O primeiro semestre de 2021 encerrou com 942 mil toneladas de frango abatido na modalidade halal embarcadas, sendo a maior parte para a Arábia Saudita, segundo números da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). De acordo com o gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal, Omar Chahine, a perspectiva para este ano é de crescimento em relação a 2020.
"Ainda é cedo para afirmarmos o quanto deve aumentar, mas com o avanço do processo de vacinação em vários países de religião muçulmana, retomada do turismo religioso, entre outras questões, a demanda deve ser maior do que no ano passado", disse.
A Arábia Saudita, que em maio deste ano embargou a habilitação de 11 frigoríficos de frango brasileiros foi a que mais importou frango halal do país no primeiro semestre, chegando a 396.365 toneladas, segundo a ABPA.
Para Chahine, mesmo com o embargo e a intenção do país árabe em investir na produção local de frango, os sauditas devem continuar dependentes da importação da proteína, principalmente do Brasil, que tem qualidade e escala.
"A Arábia Saudita é um país muito quente, seco, e o custo para promover a ambiência de granjas em uma situação assim é muito caro, então acho que não haverá 100% de sucesso nessa empreitada", pontua.
0 comentário
França estabelece recorde de consumo de ovos em 2025
Abates de suínos no RS crescem 3,57% em 2025 e Palmitinho assume a liderança estadual
Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos