Suinocultores do oeste do Paraná sofrem com quebra de contrato de empresas e ficam com leitões nas granjas, diz associação

Publicado em 07/06/2022 17:06
Geni Bamberg - Presidente da Assuinoeste
Só em Toledo, em torno de 8 a 10 mil leitões ficam nas granjas por semana após rescisões contratuais, diz liderança

Podcast

Suinocultores do oeste do Paraná sofrem com quebra de contrato de empresas e ficam com leitões nas granjas, diz associação

Logotipo Notícias Agrícolas 

Não bastasse a crise na suinocultura idnependente em relação ao preço de venda dos animais frente aos altos custos de produção, que vem deixando produtores endividados, no oeste do Paraná empresas estão rompendo o contrato com suinocultores sem aviso prévio. A infdormação é de Geni Bamberg, presidente da Assuinoeste.

De acordo com ela, apenas no Município de Toledo, no oeste paranaense, semanalmente cerca de 8 a 10 mil leitões acabam ficando nas granjas, quando deveriam ir para setores de terminação. O Sindicarne do Paraná, que representa algumas agroindústrias do setor, não se pronunciou a respeito.

Segundo Geni, as empresas que rompem o contrato pagam a multa rescisória ao invés de pagar pelos leitões. Entretanto, o valor pago pela quebra do contrato, segundo mela, não cobre os custos d eprodução com estes animais ficando na granja, se alimentando de ração composta por milho e farelo de soja em patamares de preços altos. 

Ela pontua que o setor está "apelando às empresas que absorvam essa produção, ao mesmo tempo clamando pela intervenção do governo para que sejam proteladas as dívidas contraídas na atividade, assim como que os juros sejam zerados". “Os prejuízos já são enormes. Não é possível buscar mais recursos com juros da ordem de 2% ao mês, ou mais”, pontua.

Além disso, na tarde desta terça-feira (7) a Associação Paranaense de Suinocultores (APS) entregou ofício ao secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, pedindo redução na alíquota de ICMS sobre as vendas interestaduais de suínos, um pleito já conhecido do Estado, além da compra da carne suína produzida no Estado para s instituições que tenham refeitório aos servidores, merenda escolar e sistema prisional, por exemplo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário