Mercado do frango teve poucas movimentações de preço durante junho com "queda de braço" entre varejo com menor oferta e população descapitalizada
![]()
O mês de junho vai se encaminhando para o final mantendo o movimento lateralizado para os preços do frango, conforme explica o analista de mercado do Cepea, Luiz Gustavo Tutui. De acordo com ele, esta "manutenção" dos preços faz parte de um conjunto de menor oferta, devido às exportações aquecidas, e de uma "queda de braço" entre varejo e consumidor final.
Segundo Tutui, se comparados os preços do frango inteiro congelado (referência São Paulo) entre o primeiro dia de junho e a última sexta-feira (24), há um ligeiro aumento de 0,3%, cotado em R$ 7,70/kg. "Praticamente estável", disse.
O especialista aponta ainda que a tendência para o início de julho é que a movimentação deva seguir da mesma forma, uma vez que as exportações não dão sinais de que irão diminuir e há a escassez de pintinhos de corte para alojamento. Isso, inclusive, complica a equação quando se fala em aumentar a produção para melhorar os preços internos ao consumidor.
Outro ponto destacado por Tutui é a sazonalidade, já que em períodos mais frios a preferência de consumo se volta para a carne bovina e suína. "Mas tudo vai depender da competitividade entre as proteínas nesse caso em que o consumidor brasileiro se encontra descapitalizado", afirma.
0 comentário
Frango/Cepea: Alta dos insumos reduz poder de compra do avicultor paulista
Ovos/Cepea: Demanda se enfraquece, e preços recuam nesta 2ª quinzena
Suínos/Cepea: Mercado enfrenta período desfavorável, como em 2022
Frango/Cepea: Preços da carne reagem; embarques têm ritmo recorde
Ovos/Cepea: Exportações de processados atingem recorde para julho
Custos de produção de frango de corte e de suínos sobem em julho