Com equilíbrio entre oferta e demanda, preço dos ovos oscila pouco nos últimos 40 dias

Publicado em 18/07/2022 14:49
Felipe Fabbri - Analista de Mercado da Scot Consultoria
Queda no preço do milho, entretanto, pode estimular incremento nos alojamentos, desbalanceando a relação de consumo na ponta final

Podcast

Com equilíbrio entre oferta e demanda, preço dos ovos oscila pouco nos últimos 40 dias

Logotipo Notícias Agrícolas

Após um primeiro semestre de enxugamento na produção, com descarte de poedeiras menos produtivas, o mercado de ovos vem oscilando pouco em matéria de preços pagos ao produtor nos últimos 40 dias ou um pouco mais, segundo o analista de mercado da Scot Consultoria, Felipe Fabbri. O motivo para essa "lateralização" do setor é o equilíbrio entre oferta e demanda.

Ele explica que nesta segunbda-feira (18) uma caixa com 30 dúzias do produto, referência São Paulo, está na faixa de R$ 132,50, uma alta de 1,5% em relação ao início do mês de julho. Comparado com o mesmo período do mês anterior, o preço teve queda de 3,5%. 

Para o analista, a continuidade do mês deve trazer um viés de estabilidade ou ligeira queda para o setor, uma vez que o varejo realiza promoções para agilizar o escoamento do produto e, ao mesmo tempo, a população fica mais descapitalizada no final do mês.

Um ponto de atenção ressaltado por Fabbri é a relação de troca entre os ovos e o milho, insumo cujos preços vêm recuando nas últimas semanas devido à entrada da segunda safra no mercado. "Se no mesmo período do ano passado para comprar uma tonelada de milho o avicultor d epostura precisava gastar o valor equivalente a 13 caixas de 30 dúzias de ovos, com os preços de hoje essa relação cai para 11 caixas, uma melhora em torno de 20%", pontua.

E é justamente essa melhora no poder de compra do avicultor que pode fazer com que ele se entusiasme e volte a alojar mais poedeiras, desbalanceando a relação de oferta e consumo. Apesar disso, o analista não acredita que isso possa ocorrer.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário