Em Carazinho (RS), chuvas acumulam 130 mm nas últimas 24 horas e deixa produtores preocupados

Publicado em 09/10/2015 10:21
Em Carazinho (RS), chuvas acumulam 130 mm nas últimas 24 horas e já preocupa os produtores. Chuvas torrenciais podem ocasionar lixiviação do solo. No caso trigo, lavouras estão em fase de enchimento de grãos e podem registrar perdas na produtividade. Levantamento será realizado quando as precipitações derem uma trégua na região. Previsões indicam a continuidade das chuvas até a próxima semana.

Nas últimas 24 horas, as chuvas acumuladas ultrapassam os 130 mm na região de Carazinho (RS). E, por enquanto, as previsões climáticas indicam a continuidade das precipitações até a próxima semana. A localidade de Santa Maria é uma das mais afetadas no estado e, somente nesta quinta-feira, registou chuva ao redor de 181 mm, segundo maior volume observado em todo o mundo. A cidade ficou atrás apenas de Bangladesh, na Ásia, com 256 mm.

O vice-presidente do sindicato rural de Carazinho, Paulo Vargas, ressalta que há uma preocupação com a lixiviação do solo, que é a perda de nutrientes por meio de chuvas torrenciais. Além disso, as precipitações nas lavouras de trigo, que estão em fase de enchimento de grãos, podem resultar em uma queda na produtividade das plantações.

 “As lavouras que sobreviveram às geadas, agora sobrevivem às chuvas. Tivemos problemas com manchas foliares e giberela. Inclusive, em algumas localidades temos relatos de acamamento devido aos temporais. Por outro lado, a baixa luminosidade também pode comprometer o desenvolvimento da cultura. A colheita deve ter início no próximo mês”, explica Vargas.

Das áreas afetadas, o vice-presidente ainda pondera que são poucos os produtores que têm seguro. “Nesse momento, os agricultores aguardar que o tempo melhore, olhar as lavouras junto os técnicos e acionar o seguro”, orienta.

No caso do milho, cerca de 10% das áreas tiveram que ser replantadas depois das recentes geadas. Muitas lavouras apresentam redução da população e há uma desuniformidade das plantações.  E o excesso de chuvas pode carregar os nutrientes do solo, conforme sinaliza o vice-presidente. Um levantamento será realizado nos próximos 10 a 15 dias.

“Nessa temporada, os produtores reduziram expressivamente a área destinada ao cereal na nossa região. Isso por conta dos preços menos atrativos e dos insumos. E os produtores que cultivaram o grão ainda enfrentam problemas com o aparecimento da lagarta do cartucho nesse momento”, afirma o vice-presidente.

Já na cultura da soja, os agricultores ainda iniciam os trabalhos de campo na localidade, que não ultrapassa os 5%. “Nossa melhor janela acontece entre os dias 15 de outubro até o final de novembro”, relata.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

    Enquanto isso, aqui no sudoeste de GO, o volume de chuvas acumulado nos últimos 5 meses está em torno de 40 mm. Seca bruta!!!

    0
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Corrigindo: não escrevi sudoeste de GO, mas SE(Sudeste) de GO.

      0