Novo temporal atinge região de Santa Maria (RS) e população está sem energia elétrica

Publicado em 15/10/2015 10:02
Novo temporal atinge região de Santa Maria (RS) e população está sem energia elétrica. Chuva acumulada nos últimos 10 dias ultrapassa os 400 mm na localidade. Perdas nas lavouras de trigo e aveia devem superar os 60%. No caso do arroz, plantio está atrasado e grande parte das lavouras está alagada, replantio será necessário em muitas áreas. Cultivo do grão deve ser finalizado até 10 de novembro, mas previsões ainda indicam mais chuvas nos próximos dias.

Na madrugada desta quinta-feira (15), um novo temporal atingiu a região de Santa Maria (RS), o que agravou a situação do município. Nos últimos 10 dias, a chuva acumulada na localidade já ultrapassa os 400 mm. Grande parte da população está sem energia elétrica, muitas áreas ainda estão alagadas e galpões foram destruídos. E, por enquanto, as previsões climáticas ainda indicam a continuidade das precipitações nos próximos dias.

Para a produção agrícola, o presidente do Sindicato Rural da cidade, Sérgio Renato Freitas, ressalta que no caso do trigo e da aveia, as perdas superam os 60%.  “O temporal acabou derrubando as lavouras, vai ser muito difícil colher essas áreas. No trigo, os produtores ainda têm seguro, porém, na aveia o agricultor terá que absorver esse prejuízo", explica.

No arroz, a semeadura está atrasada e muitas áreas estão alagadas e será necessário fazer o replantio. Até o momento, cerca de 10% da área foi cultivada com o grão e os produtores têm até o dia 10 de novembro para finalizar o trabalho de cultivo. Além disso, a preocupação é que o atraso possa resultar em uma produtividade menor.

Paralelamente, os agricultores também se preparam para o início do plantio da soja e as chuvas preocupam. “O solo está encharcado, podemos ter um atraso também no plantio da oleaginosa. Sem contar os problemas de erosão causados pelas enchentes. Orientamos que os produtores tenham cuidado e removam o mínimo possível do solo para evitar mais erosões”, alerta Freitas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário