Plantio do trigo foi finalizado em Tupanciretã/RS e produtores esperam safra com qualidade e rentabilidade
Podcast
Plantio do trigo foi finalizado em Tupanciretã/RS e produtores esperam safra com qualidade e rentabilidade
Download
O plantio da safra de trigo já foi concluído na região de Tupanciretã no Rio Grande do Sul. O mês de maio apresentou condições bastante favoráveis para a semeadura, enquanto junho teve condições mais úmidas, gerando algumas dificuldades para o termino das atividades.
Segundo o coordenador do núcleo da Aprosoja RS em Tupanciretã, José Domingos Teixeira, a área cultivada nesta safra subiu até 21% com os produtores estimulados pelos preços altos de venda do trigo.
Agora o foco se volta aos manejos e controle de doenças, com as primeiras aplicações devendo começar nos próximos dias. O coordenador destaca que os produtores precisam ficar atentos as manchas, ferrugem e giberela, dependendo do material genético utilizado, já que o estado planta 23 cultivares diferentes.
Domingos relata ainda que, até o momento, as lavouras da região estão com nota entre 8 e 8,5, mas como apenas 20% do ciclo já se passou, o resultado final vai depender do nível de investimento e cuidado de cada produtor até a colheita, que deve acontecer entre 15 de outubro e o começo de novembro.
Confira a entrevista completa com o coordenador do núcleo da Aprosoja RS em Tupanciretã no vídeo.
0 comentário
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no RS
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações