Epagri realiza mapeamento via satélite das áreas de arroz em SC e “descobre” 5 mil hectares a mais nesta safra

Publicado em 03/08/2020 11:11 563 exibições
Kleber Trabaquini - Pesquisador da Epagri/Ciram
Tecnologia permite que dados sejam mais precisos para o acompanhamento das safras e destinação mais assertivas de esforços e programas. Técnica será estendida para outras culturas como a maçã, que está 80% concluído, e cebola ainda em fase inicial

Podcast

Epagri realiza mapeamento via satélite das áreas de arroz em SC e “descobre” 5 mil hectares a mais nesta safra

Download

LOGO nalogo

O estado de Santa Carina é o segundo maior produtor de arroz no Brasil e a área cultivada na última safra cresceu cerca de 5 mil hectares das projeções iniciais de 144 mil hectares após um mapeamento realizado por imagens de satélite pela Epagri.

Segundo o pesquisador da Epagri, Kleber Trabaquini, este método garante um levantamento mais objetivo em comparação as antigas entrevistas com produtores e permite um acompanhamento das safras mais assertivo.

A região Sul do estado representa 40% do cultivo do arroz catarinense com destaque para o município de Turvo que conquistou a liderança do ranking com 11.899 hectares após o mapeamento via satélite.

Trabaquini destaca que outras culturas também vão receber este advento tecnológico. A cultura da maçã já foi 80% mapeada e a da cebola está no início do projeto.

O objetivo é criar um banco de dados dos cultivos em Santa Catarina para melhor acompanhamento das culturas, checagem das condições climáticas e melhor direcionamento de programas e recursos às regiões produtoras.

Confira a entrevista completa com o pesquisador da Epagri no vídeo.

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário