Vlamir Brandalizze: Soja espera USDA com otimismo

Publicado em 06/04/2021 15:34 e atualizado em 06/04/2021 16:58
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi
Vlamir Brandalizze: Milho na expectativa de queda nos estoques mundiais

Plantio de milho 2ª safra 20/21 chega a 99% no Paraná; semeadura do trigo começa

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de milho segunda safra 2020/21 está em vias de ser concluído no Paraná, com 99% das áreas já semeadas, informou o Departamento de Agricultura Rural (Deral) nesta terça-feira, enquanto produtores deram a largada nos trabalhos para o trigo.

A semeadura do milho "safrinha" avançou dois pontos percentuais no comparativo semanal e está no mesmo patamar registrado para esta época da temporada anterior, mostraram dados do órgão ligado ao governo estadual.

A previsão climática indica que o outono será de chuvas abaixo da média no Paraná, porém, é muito cedo pra projetar qualquer impacto para as lavouras do cereal, disse o analista do Deral Edmar Gervásio.

"Neste momento, as condições do clima ainda são favoráveis. O plantio, principalmente na região oeste, apesar de ter sido feito atrasado, (teve) condições boas", afirmou.

Segundo o Deral, 92% das áreas de milho safrinha são consideradas boas e 7% estão classificadas como médias. Na semana passada, as lavouras boas representavam 94% e as médias 5%.

Nas áreas de trigo do Paraná, maior Estado produtor da cultura no país, o plantio começou embora ainda não tenha alcançado 1%. O ritmo está em linha com o patamar verificado em anos anteriores, afirmou à Reuters o analista do Deral Carlos Hugo Godinho.

Ele disse que a expectativa é que venham chuvas abaixo da médias nas regiões que cultivam o cereal, mas isso não seria um problema para o trigo, desde que tenha algum volume de água suficiente para germinação.

"O trigo não é uma cultura muito exigente em água, então pode-se esperar que não seja (um cenário) muito problemático num primeiro momento", afirmou Godinho.

Ele lembrou que a perspectiva inicial para a safra de trigo paranaense, formulada com base no potencial de produção, é muito otimista. De acordo com o órgão, o Estado deve colher 3,77 milhões de toneladas do cereal, alta de 21% em relação ao ciclo anterior.

COLHEITA

A colheita de soja 2020/21 alcançou 95% das áreas no Paraná, informou o Deral, ao mostrar um avanço ante os 88% registrados na semana passada. No mesmo período de 2019/20, os trabalhos estavam em 92%.

O órgão classificou 86% das lavouras da oleaginosa como boas e 14% como ruins. Na semana anterior, esses percentuais estavam em 84% e 15%, respectivamente.

Já a colheita do milho verão chegou a 88% das áreas, ante 82% na semana anterior e 85% em igual período da safra passada.

Cerca de 64% das áreas são consideradas boas, 25% estão médias e 11% ruins --quando não há chance de recuperação.

Na semana anterior, apenas as áreas médias e ruins mostravam condições diferentes das atuais, com 26% e 10%, respectivamente, o que representa uma leve piora na variação semanal.

Agroconsult eleva projeção de soja 2020/21 no Brasil para recorde de 137,1 mi t

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de soja do Brasil deve alcançar o recorde de 137,1 milhões de toneladas na temporada 2020/21, estimou a Agroconsult nesta terça-feira, ao elevar sua previsão em relação aos 132,4 milhões vistos em janeiro, quando começou a expedição Rally da Safra.

A produtividade média da oleaginosa no país, maior produtor e exportador da commodity, foi revisada para 59,3 sacas por hectare, ante 57,4 sacas por hectare registradas em janeiro.

Já a estimativa para a produção de milho segunda safra caiu para 78,3 milhões de toneladas, ante 82,8 milhões projetadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em meio a um atraso no plantio que fez com que parte das lavouras fosse semeadas fora da janela ideal.

Céleres vê produção recorde de soja do Brasil em quase 136 mi t

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de soja do Brasil deverá atingir um recorde de 135,9 milhões de toneladas em 2020/21, o que seria um crescimento de 7,3% ante a temporada passada, apesar de adversidades climáticas, informou a Céleres nesta terça-feira.

O volume representa um aumento na comparação com projeção divulgada em fevereiro pela consultoria, de 132,6 milhões de toneladas.

O recorde deverá ocorrer apesar de uma queda na produtividade média em Mato Grosso de quase 4% ante a temporada passada, com o maior produtor brasileiro da oleaginosa produzindo 36,1 milhões de toneladas, graças a um crescimento de 4,3% na área plantada.

Outros Estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia, Maranhão também terão produtividade abaixo da vista no ano passado, segundo os números da Céleres, o que indica que a safra poderia ter sido muito maior se o clima tivesse colaborado, como aconteceu em 2019/20.

Segundo a Céleres, a área plantada com soja no Brasil aumentou 6,4%, para 39,27 milhões de hectares.

A Céleres estima as exportações de soja do Brasil em recorde de 85 milhões de toneladas, versus 83 milhões em 2019/20. Já o processamento deverá crescer para 46 milhões de toneladas, ante 44,5 milhões no ciclo anterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário