Após produção de arroz acima do esperado, Federarroz espera tranquilidade no abastecimento interno em 2021
Podcast
Após produção de arroz acima do esperado, Federarroz espera tranquilidade no abastecimento interno em 2021
A safra de arroz 2020/21 é avaliada com super positiva na visão da Federarroz (Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul). Os principais motivos para isso são a produtividade, que excedeu as expectativas, e a rentabilidade dos produtores, mediante à preços melhores de venda.
Segundo o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, ouve um excedente de 500 mil toneladas na produção nacional de arroz em 2021, o que dará tranquilidade para o abastecimento interno ao longo do ano, que também será beneficiado pela diminuição nas exportações do grão neste primeiro semestre.
Agora, o foco se volta para a preparação dos produtores pensando na próxima safra 2021/22 que será semeada entre o final de setembro e o começo de outubro. A grande preocupação de Velho é para o aumento no custo de produção, que pode chegar à 30% do anterior.
Diante desta perspectiva, a recomendação da liderança é que os produtores antecipem as compras de defensivos e fertilizantes, para tentar escapar das altas nos preços destes produtos.
Confira a entrevista completa com o presidente da Federarroz no vídeo.
0 comentário
Soja e algodão aceleram vendas da safra 26/27 em MT, enquanto milho segue mais cauteloso
Plantio do feijão 1ª safra chega a 18,1%, mas segue abaixo de 2025 e da média histórica
China amplia compras de sorgo brasileiro, mas estoques recordes e perspectiva de menor importação acendem alerta
Brasil salta de 105 toneladas para quase 791 mil toneladas exportadas de sorgo entre janeiro e setembro
Primeiros dias do feijão exigem atenção do agricultor
Arroz/Cepea: Negócios perdem ritmo no início de outubro