HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Mais do que uma opção, diversificação de culturas se torna necessidade para os produtores de arroz

Publicado em 27/06/2022 13:39
Enio Marchesan - Professor Titular da UFSM
Professor da Universidade Federal de Santa Maria/RS destaca benefícios de produtividade e rentabilidade para produtores de arroz adaptarem áreas para outros cultivos como soja, milho, trigo e integração com pecuária

Logotipo Notícias Agrícolas

Nos últimos 10 anos, o cultivo de soja em áreas de arroz cresceu 205% no Rio Grande do Sul, de acordo com dados de um levantamento realizado pelo Irga (Instituto Rio-grandense do Arroz), representando 35% do total da área orizícola do estado na safra 2020/21. 

soja com arroz irga 20-21

Na visão do professor titular da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Ênio Marchesan, mais do que uma opção, a diversificação de culturas é uma necessidade para o produtor de arroz obter sustentabilidade em seu processo produtivo, seja em diminuir custos, elevar produtividade ou ganhar em rentabilidade. 

Além da soja, que foi a primeira a surgir como opção de áreas baixas de arroz, o milho vem ganhando espaço nos últimos anos, assim como sorgo, forrageiras, integração lavoura pecuária e cultivos de inverno como trigo, aveia e colza. 

Para viabilizar esses cultivos, o professor destaca que são necessários uma série de estudos técnicos e adaptações nas lavouras, que mesmo que gerem algum custo, serão diluídos ao longo dos cultivos. Entre as principais mudanças estão as questões de drenagem da água e irrigação. 

Os resultados de produtividade também têm melhorado com o passar dos anos. Os dados do Irga apontam que, a produtividade média de soja em áreas de arroz foi de 31,8 sc/ha na safra 2019/20 e subiu para 52,3 sc/ha em 2020/21, um aumento de 65%. Inclusive, a edição do concurso de maior produtividade da soja do Cesb 2022 teve como vencedor da Região Sul um produtor de Camaquã que produzi a oleaginosa justamente em áreas de arroz. 

Confira a entrevista completa com o professor titular da UFSM no vídeo.   

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário