Safras de hortifrútis em Santa Catarina sofrem com estiagem e queda na comercialização
Podcast
Safras de hortifrútis em Santa Catarina sofrem com estiagem e queda na comercialização
Download
Santa Catarina enfrenta estiagem e chuvas menores do que o necessário desde o final do ano passado e essa situação impactou também nas safras de hortifruti do estado, com destaque para as culturas da maçã, ameixa, banana e maracujá.
Segundo o analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri, Rogério Goulart Junior, os impactos foram sentidos principalmente nas regiões da Serra Catarinense e Meio-Oeste para as frutas de zonas temperadas e na região Sul para as frutas tropicais e os prejuízos foram tanto na quantidade quanto na qualidade dos frutos.
Além das importantes quedas de produção, o estado enfrenta também dificuldades com a comercialização dos produtos. Junior destaca que a demanda nos centros distribuidores foi afetada pela pandemia da Covid-19, além de haver mais dificuldades logísticas para as entregas aos pontos finais de venda.
Diante disso, alguns produtores já buscam novas alternativas de comercialização das safras, como o exemplo da banana, que passou a ser mais destinada à exportação neste momento, impulsionada pela alta do dólar ante ao real.
Confira a íntegra da entrevista com o analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri no vídeo.
0 comentário
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção