Greve garante viés de alta no leite, mas poucos vão conseguir recuperar prejuízo; curva de lactação das vacas foi afetada
Podcast
Entrevista com Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria sobre o mercado do leite
DownloadCom a greve dos caminhoneiros, muitos produtores de leite interromperam a captação de leite e como não conseguiram escoar parte da produção tiveram que descartar na rodovia a mercadoria. Diante desse cenário, o viés de alta ficou garantido ao produtor, que poucos vão conseguir recuperar parte dos prejuízos.
O zootecnista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro de Lima, destaca que é o quarto mês de alta ao produtor, no pagamento de maio referente à entrega de abril, sendo que os reajustes variaram entre 1,0% a 6,0% dependendo da região e se comparado ao pagamento do mês anterior. “A greve deu sustentação aos preços do mercado Spot e ao UHT que estava patinando no atacado e no varejo”, afirma.
Ainda segundo o levantamento da consultoria, houve uma queda na captação de leite referente ao mês de abril em torno de 2,8%, já no parcial de maio a queda ficou próxima de 2,2% com a paralisação. “A nossa pesquisa tem inicio a partir do dia 15 de cada mês, então pegamos parte do período sem greve e no dia 21 de maio observamos algumas indústrias com a produção parada”, ressalta.
Com a paralisação dos caminhoneiros, a curva de lactação das vacas também ficou afetada em função da redução da ração que não chegava até a propriedade para alimentar esses animais. Entretanto, outros fatores interferiram na produção de leite como as questões climáticas adversas e o aumento nos custos de produção.
Ainda de acordo com o zootecnista, a entressafra vai continuar prejudicando a produção nas regiões centrais e sudeste do país. Enquanto do sul do Brasil, as pastagens de inverno vão ser retomadas com a chegada das chuvas que vai contribuir para a captação de leite. “De maneira geral, o mercado deve seguir firme para o pagamento de junho e 88% dos laticínios falam de alta de 11% em manutenção e 1,0% estima a queda nos preços do leite ao produtor”, finaliza.
Leia também:
0 comentário
Califórnia investiga possível caso de gripe aviária em trabalhador de laticínios
RS teve inverno sem desconforto térmico para os rebanhos da bovinocultura de leite
Há dias sem energia elétrica, produtores de leite em Dom Pedrito (RS) estão tendo que jogar leite fora
Oferta mais enxuta e demanda sustentada elevaram preços pagos ao produtor de leite no pagamento de setembro
Conseleite SC anuncia reajuste no preço do leite padrão
Leite/Cepea: Oferta não cresce como esperado, e preços voltam a subir