Bloqueio da BR-163 já compromete armazenagem da soja no norte de MT, diz Aprosoja

Publicado em 06/03/2019 12:43
Gelson Dill - Vice-Prefeito de Novo Progresso/PA
Defesa Civil do estado chega a Novo Progresso para assumir assistência aos caminhoneiros

Podcast

Entrevista com Gelson Dill - Vice-Prefeito de Novo Progresso/PA sobre o Bloqueio da BR-163

Download
 

LOGO nalogo

Em  entrevista ao Broadcast Agro , o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Antônio Galvan se mostrou preocupado com o bloqueio de trechos da BR-163 no Pará, por causa da chuva. Segundo Galvan, o escoamento da safra de soja do Mato Grosso já obriga produtores do norte do Estado a buscarem armazenagem mais distante porque os silos das redondezas estão lotados.

O presidente da Aprosoja -MT,  lembra que os agricultores que estão colhendo soja nas áreas mais ao norte do Estado têm levado o produto, por estradas secundárias, para o entorno de Sinop, onde os lotes são armazenados. "Eles devem perder R$ 2 a R$ 3 por saca porque têm de levar até Sinop e depois trazer a soja de volta."

Para o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Pereira, os bloqueios na BR-163 preocupam produtores de Mato Grosso e também dos vizinhos do Centro-Oeste e do Norte do País. "O Arco Norte é muito importante para trazer competitividade aos produtos do Centro-Oeste, então, com o fechamento de partes da BR-163, produtor está tendo prejuízo com transporte mais caro", disse Pereira. 

Começa recuperação dos trechos críticos na BR-163 no Pará. Uso de "rachão" vai acelerar trabalhos, mesmo com chuvas

O Notícias Agrícolas conversou com o vice-prefeito de Novo Progresso (PA), Gelson Dill, para atualizar a situação do congestionamento na BR-163 na altura do município.

As chuvas impedem o avanço dos caminhões rumo ao Arco Norte, já que existe um trecho de 28km de rodovia sem pavimentação. O problema é recorrente nos últimos três anos - no ano passado, foi atingido o município de Itaituba (PA), com 15km sem pavimentação.

Depois de vários dias, o Sol voltou a aparecer na região. Contudo, o tempo já está se fechando novamente. Com o congestionamento, vão formando filas e a pista permanece paralisada.

O Exército trabalha na recuperação dessas pistas, mas isso deve durar de dois a três dias e, ainda por cima, não deve ser uma solução definitiva para o problema.

---

 

Em reunião de avaliação e coordenação realizada no Destacamento Xingu nesta última terça-feira (05), o 8° Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) informou que dois pontos críticos foram trabalhados ao longo do dia, na região da Serra da Santinha e na encosta norte da Serra da Anita. A empresa contratada realizou intervenção no aclive em frente ao restaurante Casa Roxa e ainda nesta noite finalizará a rampa em frente à Estância Castanheira.

O trabalho ocorre ininterruptamente, 24 horas por dia, e já começou também na região da Fazenda Sol Nascente, o qual será finalizado nesta quarta-feira (06). O trabalho nos pontos críticos utilizou 450m³ de material pétreo.

recuperação trecho BR - 163

Liberação – Na próxima sexta-feira, 8 de março, os trechos críticos da BR-163/PA estarão recuperados e o trânsito voltará a fluir. Pela manhã, será feita a liberação dos caminhões descarregados que retornam de Miritituba/PA para o MT. Após o fim da fila norte, o tráfego será reiniciado pelos veículos que aguardam na direção contrária, ainda carregados, com destino aos portos. No mesmo dia, será liberado tráfego de caminhões a partir de Guarantã /MT.

A equipe da Polícia Rodoviária Federal informou que receberá reforços de policiais e de veículos ainda nesta semana para auxiliar no controle do tráfego da região. Serão utilizados 4 carros com tração, 15 agentes, 8 motos e pelo menos 10 motociclistas na operação, havendo indicativo da possibilidade de incremento.

O tráfego de veículos leves, ônibus, vans e caminhões transportando cargas vivas e perecíveis continua fluindo normalmente na região. 

As informações foram repassadas pela Assessoria de Comunicação do DNIT.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    A coisa mais absurda nessa matéria é o presidente da Aprosoja MT dizer que o bloqueio prejudica e dá prejuizo aos produtores..., se o arco norte fosse importante, Sr. Antonio Galvan, voce e seus amigos politicos já teriam dado um jeito de arrumar e bem arrumada essa estrada... Acontece que o bloqueio ocorre justamente para isso, para ajudar os produtores rurais, inclusive esses grandes magnatas da soja que acabam com as estradas do estado do MT..., é uma carreta em cima da outra deixando um buraco dentro do outro no asfalto. Depois a sociedade paga o prejuizo... O DNIT bloqueou o trecho exatamente para que o exército pudesse arruma-lo, ou seja, estão trabalhando para melhorar a estrada para todas as pessoas que moram lá, é a coisa mais evidente do mundo. Eu rezo e peço a Deus que ajude o Bolsonaro.

    7
    • John Kennedy Chaves

      É assim que se faz: fazendo e não com um monte de blá blá blá

      0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Tiago Gomes, Elói, olhem que foto linda do pessoal do MST arrumando a estrada, com a fiscalização dos burocratas do governo. Deve ser dolorido se aposentar com os 5.300 da iniciativa privada não é mesmo? Maldito Bolsonaro. 70% do povo brasileiro que ganha menos de 2.000 por mes trabalhando... manda lembranças.

    23