Milho: Rendimento médio deve ficar próximo de 90 scs/ha em Nova Mutum/MT, contra média de 110 scs de 2015

Publicado em 07/06/2016 09:59
Rendimento médio das lavouras deve ficar próximo de 90 scs/ha, contra uma média de 110 scs/ha registrado em 2015. Clima mais seco e altas temperaturas também contribuíram para o aparecimento de lagartas e percevejos nas plantações. Saca do grão é cotada a R$ 35,00, mas muitos produtores fizeram negócios antecipadamente com valores mais baixos.

A colheita do milho safrinha atingiu 8% na região de Nova Mutum (MT) e as primeiras áreas já começam a confirmar a queda no potencial produtivo de até 10 sacas por hectare.

De acordo com o presidente do sindicato rural do município, Emerson Zancanaro, o rendimento médio das lavouras deve ficar próximo de 90 sacas por hectare, contra uma média de 110 scs/ha registrada em 2015.

A quebra neste ano ocorreu em decorrência da longa estiagem e temperaturas altas durante os meses de abril e maio, período essencial para o desenvolvimento da cultura. Além disso, Zancanaro lembra que "mais de 35% da área foi cultivada fora da janela ideal".

Segundo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) em todo o estado o percentual colhido chegou a 2,8% nesta semana. E, com uma grande parcela das lavouras ainda para colher os produtores se voltam ao clima, para que as perdas tardias não agravem os prejuízos já consolidados.

Clima mais seco e altas temperaturas também contribuíram para o aparecimento de lagartas e percevejos nas plantações, dificultando o controle e aumentando os custos. "O fator que trouxe todos os problemas neste ano foi à falta de chuvas, não tínhamos umidade suficiente para fazer as aplicações", explica Zancanaro.

Preços

Mesmo com os preços do cereal em alta - cerca de R$ 35,00 a saca na região - o grande percentual de comercialização antecipadas negociadas a valores mais baixos, preocupa.

"Temos 64% da safra vendida e com a quebra na produtividade não sabemos quanto o produtor poderá aproveitar nesses patamares de preço", alerta o presidente.

Segundo ele, a orientação do sindicato é que os produtores que não conseguirão cumprir os contratos de venda elaborem o laudo técnico comprovando a perda para, posteriormente, solicitar a renegociação das clausulas junto à traders. “As entidades não tem como intervir nas negociações de cada produtor”, destaca Zancanaro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário