Tendência de curto prazo para o milho é de estabilidade com leve pressão nos preços com a entrada da safra de verão

Publicado em 15/02/2018 16:19
Para o segundo semestre é preciso avaliar o tamanho da safrinha e o ritmo das exportações, mas tudo indica que o ano deve encerrar ainda com estoques confortáveis, e portanto, sem fortes oscilações nos preços

LOGO nalogo

Podcast

Tendência de curto prazo para o milho é de estabilidade com leve pressão nos preços com a entrada da safra de verão

Download

Lucílio Alves, pesquisador do Cepea, destaca que o Brasil está começando o ano com um estoque abundante de milho, próximo das 18,6 milhões de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). Ao mesmo tempo, se observa a entrada do milho verão no sul do país, que disputa espaço com esses estoques.

Porém, o atraso na semeadura de soja e as chuvas complicando a fase de maturação da oleginosa são fatores que vêm atrapalhando o plantio do milho safrinha, que deve começar a ocorrer apenas em março, com perdas no potencial produtivo. Desta forma, o mercado vem buscando direcionamento, com oscilações pontuais e regionais.

Considerando o estoque somado à safra de verão do cereal, o Brasil possui 44 milhões de toneladas, volume suficiente para atender a demanda interna, de mais de 58 milhões de toneladas. Com a entrada da segunda safra, mesmo que a oferta seja menor, o país ainda terá um excedente expressivo, de forma que irá necessitar exportar volumes superiores a 30 milhões de toneladas.

Na análise de Alves, o produtor tende a manter a área de safrinha plantada em 2017, a menos que haja algum problema. Este fator, entretanto, não deve implicar em "reduções drásticas de área e produção".

O ano também tende a oferecer um retorno sobre o custo operacional para os produtores, o que se torna um importante atrativo. Alguns já realizaram vendas antecipadas. O pesquisador visualiza que este tende a ser um ano de equilíbrio tanto para o produtor quanto para o segmento de proteína animal, no qual as diversas oportunidades devem ser avaliadas.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário