Leilões de milho da Conab buscam equilibrar os preços do grão no mercado de Mato Grosso

Publicado em 29/04/2019 10:56
Thomé Guth - Analista de Mercado da Conab
Mesmo com boa safra de verão e boas perspectivas para a segunda safra, valores do cereal ainda estavam elevados, mantendo a comercialização travada diante de uma demanda intensa dos criadores de suínos, aves e bovinos. Operações permitiram um fluxo melhor nas vendas. Próximo leilão acontece em 2 de maio.

Podcast

Entrevista com Thomé Guth - Analista de Mercado da Conab sobre o Leilão de milho

Download

 

LOGO nalogo

Thomé Guth, analista de mercado da Conab, conversou com o Notícias Agrícolas nesta segunda-feira (29) a respeito dos leilões de milho. Até o momento, foram feitas oito operações, com 30.500 toneladas de milho negociadas até o momento. A próxima operação ocorre no dia 2 de maio.

Para essas operações, a dinâmica que vem sendo trabalhada é a de buscar o máximo possível de criadores de suínos e bovinos. Apesar de os leilões não indicarem esse público, um número razovável de produtores de médio e pequeno porte, a ponta mais sensível da cadeia, foi beneficiado. Os produtores de bovinos são os maiores adquirentes neste momento.

Para Guth, esse é um público que está precisando mais do produto no momento. Os produtores que possuem gado confinado estão com possibilidade de investir novamente e essa demanda vem aumentanto. Além disso, a questão das traders entrando no mercado de forma agressiva, bem como os produtores de etanol de milho, foram dois fatores que mexeram com a dinâmica.

A Conab, segundo o analista, parte do princípio de que tem que se pensar na rentabilidade do produtor de milho, mas que não pode trabalhar com preços especulativos que prejudiquem o setor produtor de carnes.

Assim, os produtos vem sendo ofertados e a Conab entende que essa é uma oportunidade para atender esses produtores que estão sofrendo com o déficit e os altos preços do produto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário