Aprosoja Tocantins se manifesta contra três novas taxações sobre o agronegócio do estado

Publicado em 10/06/2020 11:03
Maurício Buffon - Presidente da Aprosoja Tocantins
Nos últimos quatro meses produtores tocantinenses tiveram que arcar com cobrança sobre frete para exportação, imposto para manutenção de estradas e ICMS sobre comercialização do milho dentro do estado

Podcast

Aprosoja Tocantins se manifesta contra três novas taxações sobre o agronegócio do estado

Download

LOGO nalogo

Os trabalhos de colheita da segunda safra de milho estão avançando em Tocantins e os resultados das primeiras áreas cultivadas estão bastante satisfatórios. Mas enquanto se concentram na colheita, os produtores tocantinenses precisam dividir a atenção com ações do governo estadual que implementou três novas taxações ao agronegócio nos últimos quatro meses.

A primeira delas é a cobrança de 12% de ICMS sobre o frete de produtos destinados à exportação, que incidem nas culturas da soja, milho e feijão. Segundo o presidente da Aprosoja TO, Maurício Buffon, a cobrança, que representa gasto médio de R$ 74,00 por hectare de soja, é ilegal levando-se em conta as diretrizes da Lei Kandir.

A liderança aponta que a entidade já ingressou com medidas judiciais a esse respeito e obteve uma liminar e um mando de segurança em favor dos produtores, mas ambos foram derrubados pelo governo do estado.

A segunda delas recebeu o nome de FET (Fundo Estadual de Transporte do Estado de Tocantins) e abocanha entre 8 e 9 reais por hectare para manutenção de estradas. Sobre este assunto, a Aprosoja afirma também busca a anulação desta cobrança judicialmente.

Por fim, neste mês de junho foi instituída a cobrança de ICMS sobre as negociações do milho dentro do estado. De acordo com o presidente, a taxação e 2% representará R$ 60,00 por hectare do cereal, levando-se em conta as últimas médias.

Buffon destaca que essas medidas vão na contra mão das promessas de campanha do governador, que foi apoiado pelo setor do agronegócio e busca junto à demais entidades do setor soluções para estes problemas enfrentados pelos produtores de Tocantins.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja TO no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Qualquer estado ou governo tem como característica a tendência de aumentar permanentemente e indefinidamente suas despesas. E essa é uma afirmação que já foi testada e comprovada nas análises de despesas de todos os governos e estados. No Brasil isso é feito através da velha idéia de que somente por aqueles que depois de encontrarem tudo pronto, dizem como saber corrigir as injustiças do mundo. Eles ressaltam aquilo que querem que o povo pense, que a taxação é boa e necessária para que todos sejam beneficiados, e esse é um discurso falso porque esconde a dura realidade de que todos serão prejudicados, uns por ter que pagar para trabalhar e outros por ter que pagar mais pelos alimentos que vão consumir.

    5