HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Tapurah (MT) pode ter quebra de 30% no milho safrinha, causada por problemas climáticos

Publicado em 09/07/2021 10:29
Silvésio de Oliveira - Produtor Rural da região de Tapurah/MT
Plantio atrasado e falta de chuva em períodos cruciais para a planta (floração e enchimento de grãos) prejudicaram a produtividade na região

Podcast

Entrevista com Silvésio de Oliveira - Produtor Rural da região de Tapurah/MT sobre a Safra de Milho

Download

Logotipo Notícias Agrícolas

Com cerca de metade da área do milho safrinha colhida, a região de Tapurah, no Mato Grosso, pode ter queda de produtividade em torno de 30%, em média, segundo o produtor rural Silvésio de Oliveira. 

Ele explica que há uma grande variação de produtividade entre os produtores da área, mas que, de forma geral, o milho foi plantado com cerca de três semanas de atraso, e nos períodos de floração e de enchimento de grãos, no mês de abril, faltou chuva. 

"Com essa quebra, vai ter gente que não vai conseguir cumprir contrato, já que é costume o produtor fazer contratos já comprometendo metade da produção estimada", disse.

Além disso, os valores em que os contratos foram travados, em média 40,00/saca, são baixos em comparação com os atuais patamares, que rondam a casa dos R$ 70,00. 

Segundo ele, em áreas onde a estiagem foi mais severa, produtores irão colher entre 30 a 50 sacas por hectare, quando a produtividade normal para a região seria entre 100 a 105 sacas por hectare. 

"O produtor que teve as melhores condições na lavoura, com sorte, vai colher entre 70 a 80 sacas", conta.

Com a perspectiva de pouco milho disponível após o término na colheita, Oliveira afirma que vai ser muito difícil aproveitar os bons preços praticados para o cereal. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário