Pesquisador da Embrapa ressalta importância de plantar a safrinha de milho o mais cedo possível "cada dia de atraso é 1 sc/ha a menos"
Podcast
Pesquisador da Embrapa ressalta importância de plantar a safrinha de milho o mais cedo possível "cada dia de atraso é 1 sc/ha a menos"
![]()
A janela de plantio da segunda safra de milho está aberta no Brasil, mas nem todas as regiões produtoras têm as melhores condições para o avanço da semeadura. De maneira geral, esta janela vai de janeiro até fevereiro e cada dia conta para a obtenção de uma alta produtividade na colheita.
Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Miguel Gontijo, cada dia que se passa o potencial produtivo é reduzido em 1 saca por hectare. Já para os plantios efetuados fora da janela recomendada, as lavouras têm 20% de chances de nem serem colhidas, tendo perdas de 100%.
Outro fator que é determinante para um bom desempenho das plantas é a chuva, que precisa acumular entre 500 e 800 mm ao longo do ciclo da cultura, especialmente nas fases mais críticas das lavouras que são o florescimento, a polinização e o enchimento de grãos, todas elas posicionadas mais para o final do ciclo.
Ao longo da safra, os produtores vão precisar ficar atentos para o controle da Lagarta do Cartucho e da Cigarrinha do Milho, que serão as principais pragas da cultura. Para isso, é necessário intensificar o monitoramento das lavouras e as aplicações de defensivos conforme a necessidade individual de cada área.
Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo no vídeo.
1 comentário
Brasil avança no mercado global de DDG/DDGS e registra 879 mil toneladas exportadas em 2025
Milho recua em Chicago nesta quarta-feira, após USDA dentro do esperado
Milho: Preços fecham 3ª feira com mais de 1% de alta na B3, de olho no câmbio no clima e na demanda
Milho fecha com leves baixas na B3 nesta 2ª feira e sente pressão do dólar
Seguindo a soja e de olho na China, milho recua em Chicago nesta segunda-feira
Milho/Cepea: Preço reage em algumas regiões
Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR
Cientes dessa perda pelo atraso na semeadura da safrinha, muitos produtores da região oeste do Paraná estão optando por não esperar a colheita e estão plantando o milho sobre a soja, sem colher. Muitas lavouras ainda estão verdes, vão demorar semanas para atingir o ponto de colheita e não vão produzir mais que 7 ou 8 sc/ha. Os custos de colheita e transporte vão custar metade disso. Então, é melhor antecipar a semeadura do milho e melhorar as chances de colher uma boa safrinha, única chance para tentar salvar o ano.
Triste realidade,a China não vai ter soja da AMS esse ano...
Paraguai pior ainda e Argentina indo para a mesma trajetória de perca geral com a seca...