HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Pesquisador da Embrapa ressalta importância de plantar a safrinha de milho o mais cedo possível "cada dia de atraso é 1 sc/ha a menos"

Publicado em 04/02/2022 10:23 e atualizado em 04/02/2022 11:04
Miguel Gontijo - Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo
Já plantios fora da janela recomendada têm 20% de chances de não conseguirem ser colhidos, tendo perda de 100%. Produtor brasileiro precisa ficar atento ao controle das lagartas do cartucho e das cigarrinhas nesta segunda safra de 2022

Podcast

Pesquisador da Embrapa ressalta importância de plantar a safrinha de milho o mais cedo possível "cada dia de atraso é 1 sc/ha a menos"

Logotipo Notícias Agrícolas

A janela de plantio da segunda safra de milho está aberta no Brasil, mas nem todas as regiões produtoras têm as melhores condições para o avanço da semeadura. De maneira geral, esta janela vai de janeiro até fevereiro e cada dia conta para a obtenção de uma alta produtividade na colheita.

Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Miguel Gontijo, cada dia que se passa o potencial produtivo é reduzido em 1 saca por hectare. Já para os plantios efetuados fora da janela recomendada, as lavouras têm 20% de chances de nem serem colhidas, tendo perdas de 100%.

Outro fator que é determinante para um bom desempenho das plantas é a chuva, que precisa acumular entre 500 e 800 mm ao longo do ciclo da cultura, especialmente nas fases mais críticas das lavouras que são o florescimento, a polinização e o enchimento de grãos, todas elas posicionadas mais para o final do ciclo.

Ao longo da safra, os produtores vão precisar ficar atentos para o controle da Lagarta do Cartucho e da Cigarrinha do Milho, que serão as principais pragas da cultura. Para isso, é necessário intensificar o monitoramento das lavouras e as aplicações de defensivos conforme a necessidade individual de cada área.

Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR

    Cientes dessa perda pelo atraso na semeadura da safrinha, muitos produtores da região oeste do Paraná estão optando por não esperar a colheita e estão plantando o milho sobre a soja, sem colher. Muitas lavouras ainda estão verdes, vão demorar semanas para atingir o ponto de colheita e não vão produzir mais que 7 ou 8 sc/ha. Os custos de colheita e transporte vão custar metade disso. Então, é melhor antecipar a semeadura do milho e melhorar as chances de colher uma boa safrinha, única chance para tentar salvar o ano.

    1
    • Geovani Salvetti Ubiratã - PR

      Triste realidade,a China não vai ter soja da AMS esse ano...

      5
    • Geovani Salvetti Ubiratã - PR

      Paraguai pior ainda e Argentina indo para a mesma trajetória de perca geral com a seca...

      7