25º Seminário Cooplantio: Confira o debate realizado pelo Canal Rural

Publicado em 30/06/2010 17:47 e atualizado em 07/07/2010 13:24
Questão ambiental dominou o interesse dos agricultores presentes ao 25.o seminário da Cooplantio, realizado em Gramado (RS).
Luiz Antonio Pinazza


Rodrigo Justus de Brito


Debate


O evento, que aconteceu no último mês de junho, foi marcado pelo painel ''Agrossustentabilidade e Liderança Mundial'' - que é o tema deste ano. Luiz Antonio Pinazza, diretor da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG), e Rodrigo Justus de Brito, representando a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), participam do debate, mediado por João Batista Olivi, apresentador do Canal Rural.

Para Pinazza, o Brasil deve tirar partido do fato de não existir conflito entre agrossustentabilidade e liderança mundial no agronegócio. ''Nas últimas décadas, o país desenvolveu tecnologias tropicais amigas ao ambiente, como o sistema de plantio direto e a integração lavoura-pecuária-silvicultura'', explica.

Ricardo Amorim, economista e apresentador do programa Manhattan Connection, da GNT, também é um dos destaques do primeiro dia do Seminário. Sua palestra ''Admirável Brasil Novo: Assumindo a Liderança do Agronegócio Mundial'' trata a mudança do centro de gravidade da economia mundial dos países ricos para os emergentes e debate as ''oscilações dos preços agrícolas e a taxa de câmbio: transformando risco em oportunidade''. Bruno Lanfranco, engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola (INIA – Uruguai), encerra a quarta-feira falando sobre ''O Arroz no Mercosul: Posicionamento na América Latina e no Mundo''.

O segundo dia de evento, quinta-feira (01), conta com a participação de Alda Lerayer, diretora executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). Através da palestra ''Situação atual e futura da biotecnologia no Brasil'', a engenheira agrônoma pretende mostrar o uso correto da tecnologia no país e no mundo. No mesmo dia, o diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, José Carlos Vaz, aborda as necessidades de recursos para a produção agropecuária brasileira e as fontes utilizadas para suprir as mesmas na palestra ''Fontes de Financiamento para o Agronegócio''.

O destaque do último dia, sexta-feira (02), é o ''Panorama Internacional dos Mercados de Soja e Milho'', ministrada por Daniel D'Avila - pós-graduado em Administração Financeira e Contábil e broker da Newedge USA -, na qual explica os fatores fundamentais e técnicos que norteiam os preços das duas commodities.

Promovido pela Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto, o evento reúne produtores das culturas de soja, arroz, milho e trigo, da região sul do Brasil, de outros estados e do Mercosul. A programação do Seminário inclui ainda palestras técnicas, motivacionais e voltadas para o público feminino.

Este ano, a Cooplantio traz novidades ao público presente no evento: o lançamento do ''Arroz Direto no Prato'', produto dos associados que começará a ser vendido no mercado brasileiro; e o início das atividades da nova Unidade de Negócios de Produção Animal, que levará produtos veterinários e de nutrição animal ao gado de corte e de leite. Os tratores importados recentemente da China, da linha Jinma, também serão apresentados durante o Seminário.

Hoje, a Cooplantio atua nos três estados do sul do país através de 46 filiais e conta com mais de 17.000 associados. Possui uma equipe de 160 engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, que levam conhecimento prático às lavouras, visando uma maior rentabilidade por hectare. Disponibiliza aos seus associados uma linha completa de agroquímicos, sementes e fertilizantes. Além disso, recebe a produção de seus associados, visando a exportação dos grãos ou a comercialização no mercado brasileiro.

Ao comemorar 20 anos de atividades, a Cooplantio também celebra os 25 anos do Seminário (no início o evento era promovido pelo Clube do Plantio Direto) fomentando as novas unidades de negócios: Alimentos, Produção Animal e Máquinas Agrícolas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário