Governo Temer poderá subsidiar parte do prêmio das opções a futuro

Publicado em 01/07/2016 11:30
Ministro Blairo, da Agricultura, deverá anunciar nos próximos dias politica de incentivo para agricultores brasileiros utilizarem a ferramenta das opções a futuro. O objetivo é dar sustentação (trava) para os preços agricolas através de liquidez do próprio mercado. Nos EUA 70% dos americanos já estabilizam seus preços internos (desde 1990) com as opções agrícolas

Com a alta volatilidade dos mercados agrícolas, as opções futuras se tornam uma estratégia que podem ser utilizadas para a administração de riscos de preços.

Em grande parte das bolsas do mundo os contratos agropecuários ainda representam uma parcela pequena do total negociado. O pequeno volume relativamente ao total é explicado entre outros fatos pela falta de conhecimento do uso de derivativos dentro do agronegócio.

Para incentivar esse tipo de comercialização o Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e a Bolsa de Mercadorias e Futuro de São Paulo (BM&FBOVESPA), estão discutindo a possibilidade de subsidiar prêmios de opções futuras.

"Objetivo é que o governo brasileiro estabeleça uma subvenção para o produtor travar o preço de comercialização de parte da safra", a exemplo da lei estabelecida nos anos 90 pelos Estados Unidos, explica o diretor de commodities da BM&FBOVESPA, Ivan Wedekin.

Atualmente 70% da safra norte-americana é assegurada por preços futuros através da aquisição de opções. No Brasil, Wedekin afirma que é preciso integrar a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) com os instrumentos de mercado.

"O Ministério da Agricultura está constituindo uma Câmara de Crédito Seguro e Comercialização Agrícolas, a qual deverá ter uma reunião nos próximos dias, para tratar desse e outros assuntos importantes com relação a crédito", ressalta Wedekin.

No país existem atualmente dois tipos de opções: opção de compra (call) que dá ao titular o direito de comprar o produto até certa data por um determinado preço (strike price ou preço de exercício); e a Opção de venda (put) dando ao titular o direito de vender o produto subjacente até certa data por um determinado preço (strike price).

Deve-se salientar que as opções dão ao seu titular (ou detentor) o direito, mas não a obrigação de vender ou comprar ao preço estipulado. Isto é, o titular da opção não é obrigado a exercê-la, dando a oportunidade de aproveitar eventuais altas. "As operações em Bolsas são garantidas, então não há quebra de contrato", acrescenta Wedekin.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • WALCRIDE BENITES CARDOSO Bofete - SP

    João Batista, muito boa a noticia trazido pelo Ivan Wedekin, sobre o governo subsidiar parte do premio das opções agrícolas (a futuro) no sentido de dar mais liquidez ao mercado... mas existe uma outra dificuldade para a adesão por parte dos produtores, que é o fato das corretoras não focarem as opções de derivativos agrícolas na hora de fazer a trava no mercado... seus representantes dão sempre prioridade para os contratos futuros, que, em minha opinião, são os grandes vilões dos produtores, pois para fazermos o hedge temos de suportar os ajustes diários, e nem sempre podemos carregar a posição ate o final.. claro que para as corretores o interessante é que os produtores negociem contratos futuros para gerar mais corretagem com a entrada e saida das posições frequentes... só que desta forma o produtor deixa de ser "hedger" pra virar especulador... e o fim disso, todos sabemos, pode ser bem trágico.

    1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Pois digo que é uma péssima noticia. Nenhuma instituição ou pessoa fisica irá querer participar de um mercado manipulado por bancos públicos. Sobre as corretoras isso não é bem verdade, uma vez entrei em uma corretora dentro do prédio da bmf em SP e lasquei, quero negociar contratos futuros de milho! Perguntaram se eu tinha milho, disse que não, e eles não quiseram conversa. Opções podem ser negociadas com qualquer corretora, desde que diretamente com a mesa, ou mesmo com corretores como o Marcos Hildebrand que ofereceu opções quando setembro estava 45 com premio de 1 real, ninguém quis embora já tivesse alertado para uma queda diária de mais de 2% uns dias antes. Ponham o BB negociar opções para os produtores e bem cedo verão o resultado. Não esquecendo que o BB é dos brasileiros, assim como a caixa, a petrobrás...

      0
  • Valdir Edemar Fries Itambé - PR

    João Batista, muito oportuna a entrevista sobre as opções a futuro, e, igualmente, muito esclarecedora por parte do Ivan Wedekin.

    0
    • LUIZ CARLOS SOBRINHO Aparecida de Goiânia - GO

      Bom dia, então no mercado físico neste final de ano e até setembro de 2017 , próxima safrinha. será uma crescente ou será uma decrescente no preços do milho em comparação com os preços atuais?

      0