Decisão sobre inconstitucionalidade de pontos importantes do código florestal está nas mãos do Ministro Celso de Melo

Publicado em 23/02/2018 16:32
Decisão final deve ocorrer na próxima quarta-feira (28) e questões como cobrança de multas e recomposição de áreas estão indefinidas

LOGO nalogo

Podcast

Decisão sobre inconstitucionalidade de pontos importantes do código florestal está nas mãos do Ministro Celso de Melo

Download

Nesta sexta-feira, o Notícias Agrícolas conversou com a advogada Samanta Pineda, que está acompanhando de perto as discussões relacionadas às Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adin) do Código Florestal no Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, falta apenas a votação do decano do STF, Celso de Mello, que pode envolver questões importantes a serem decididas.

Pineda lembra que são mais de 38 pontos que estão sendo questionados em relação ao Código e que as dúvidas sobre esses pontos podem ser, em muitos casos, "um pedaço de um artigo ou só uma expressão". Contudo, ainda não há nenhuma definição para o desfecho até o momento.

Há, entretanto, uma resistência declarada do STF de não aceitar a data de 22 de julho de 2008 como ponto de corte das disposições transitórias da lei, com placar de 5 a 5 até o momento - logo, o voto de Mello será decisório.

Para Pineda, o item mais delicado é o Artigo n°66, que fala da reserva legal e das possibilidades de regularização dessa reserva. Se a data estipulada for considerada inconstitucional, o ponto poderá trazer confusão sobre quem estará autorizado a proceder desta maneira.

Para evitar que as áreas que estão quase todas utilizadas tenham de abandonar sua produção para recolocar a vegetação fora das Áreas de Preservação Permanente (APP), também está em jogo a possibilidade de compensação. Para Pineda, este é o ponto mais impactante e, se não for explicado com clareza, os pequenos produtores poderão ser os maiores prejudicados neste processo.

A advogada acredita que, "no momento em que você questiona a data de corte, você fragiliza o conceito de área consolidada e atinge todo o setor da agricultura".

Ela considera que o ministro Celso de Mello é "equilibrado e pé no chão" e que ele deve "fazer uma análise sensata", mas que, tendo em vista os votos até agora, precisa-se estudar uma forma de levar efetivamente ao ministro o que está em risco e qual seria o melhor voto para o meio ambiente e para a agricultura. Otimista, Pineda acredita que essa história "ainda pode ter um desfecho bom".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário