Revogação da Lei Kandir vai impactar na rentabilidade do produtor, podendo até comprometer a estabilidade econômica do país
Podcast
Entrevista com STFRenato Conchon - Coordenador do Núcleo Econômico da CNA sobre o prazo para regulamentação da Lei Kandir
Download

Renato Conchon, coordenador do núcleo econômico da CNA, conversou com o Notícias Agrícolas nesta sexta-feira (22) a respeito da Lei Kandir, já que alguns estados da federação estão pressionando para que ocorra a revogação dessa lei.
Conchon ressalta que essa lei é importante para o setor exportador do agronegócio, pois desonera a exportação. Ela foi responsável pelo aumento da balança comercial do Brasil.
Contudo, alguns parlamentares estaduais argumentam que a tributação dessas exportações poderia auxiliar no caixa. Entretanto, há uma parte na lei que pede para que a a União faça o repasse dos recursos para os estados.
O que ocorre é que a União vem postergando essa discussão. Assim, há essa "queda de braço" entre União e estados.
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Gilmar Mendes, deu 12 meses para a regulamentação dessa etapa. Ele acredita que o prazo seria suficiente para a resolução do problema.
0 comentário
Decisão do STF sobre marco temporal pode travar investimentos no campo e acirrar conflitos, avalia advogada
Comissão de Finanças aprova acesso de cooperativas aos fundos de desenvolvimento regional
CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais